Centro Esportivo Vila Alpina: 55 Anos de esporte e comunidade

Ele está localizado na zona leste da capital

Na imagem, arte sobre o aniversário de 55 anos do Centro Esportivo VIla Alpina.

O CEE Arthur Friedenreich, mais conhecido como Vila Alpina, celebra seus 55 anos. O Centro possui 2 Campos de Futebol abertos, Campo de Softball, Ginásio esportivo, 2 piscinas, parquinho e muito mais. Com atividades como caminhada, alongamento, pilates, lian gong e zumba, possui também atividades planejadas específicas para a longevidade.

Frequentador do clube há pelo menos 40 anos, José Carlos Pereira de 71 anos conta que “sempre gostei de frequentar o espaço. Já faz parte, encontro com os amigos. Minha esposa participa das atividades do dia a dia como a ginástica, meus netos frequentam, vizinhos... o CE é referência já.”

Na imagem, munícipes jogando futebol no CE Vila Alpina

Além disso, José Carlos coordena o time de futebol de quadra Meninos de Ouro, composto por jogadores da maior idade. O time reúne um grupo de senhores que encontram no futsal uma maneira de manter-se ativos e socialmente engajados. É no clube que acontecem os treinos, amistosos e campeonatos, sempre incentivando os participantes a darem o seu melhor.

Para José Carlos Vieira, jogador do time de 73 anos, “eu adoro isso aqui, não consigo me ver sem vir aqui bater bola com o pessoal.” Ao ser questionado sobre o espaço, responde que “aqui a gente pode comparecer com as nossas famílias, brincar sem ninguém perturbar, muito bem policiado.”

Sandoval Pacheco, também jogador do time de 68 anos, conta: “O CE eu vim na inauguração, é muito bem conceituado. O esporte para nós é parte integrante da nossa saúde. O Futebol é um esporte que a gente joga desde moleque e fica moleque a vida inteira!”.

Na imagem, quadra de futebol do CE Vila Alpina

O clube disponibiliza também de aulas de Combate Medieval, uma modalidade fora do comum utilizada em apresentações e espetáculos, sendo um modelo de representação das batalhas na Idade Média. As aulas acontecem todos os sábados das 09 às 11 horas, oferecida para todas as idades. A prática não utiliza armadura, são usadas réplicas de espada de madeira para simular as lutas.

Para usufruir dos espaços e realizar as aulas ofertadas, é preciso ter a carteirinha que pode ser de forma online ou emitida presencialmente, apresentando foto 3x4, cópia do RG, cópia do CPF e cópia do comprovante de endereço.


Texto
: Laura Bressan | laurabressan@prefeitura.sp.gov.br
Fotos: Isabella Francischini | isafrancischini@prefeitura.sp.gov.br
Arte: Laura Alves | lauraferreira@prefeitura.sp.gov.br