Começou o Brasil Open 2012

O secretário Bebetto Haddad esteve na cerimonia de abertura do evento apoiado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo

Texto e foto: Pedro Piva

A décima segunda edição do maior campeonato de tênis, e único da ATP Tour (torneios da Associação de Tenistas Profissionais) do país, o Brasil Open 2012 começou ontem. A julgar pelas vitórias de Ricardo Melo e Bruno Soares, o saibro do complexo esportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera, parece ter dado certo para os brasileiros. Paulistano, Ricardo se disse muito à vontade em quadra, já Bruno que faz dupla com norte-americano Butorac, gostou da reação da torcida e apontou. “São Paulo estava precisando de um evento assim. É uma cidade que merece”.

Essa era a sensação geral. Na cerimônia que deu início oficial ao torneio o Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Bebetto Haddad, também falou da relevância para a cidade. “O Brasil Open entra para lista de grandes eventos que nos sediamos. Ele se junta a Virada Esportiva, Fórmula Indy, Bike Tour...” Presente representando o governador do estado, o Secretário de Esporte, Lazer e Juventude, José Benedito Fernandes, falou aos presentes em seguida, depois todos prestaram reverência ao hino nacional.

Depois de 11 anos na Costa do Sauípe, Bahia, o aberto que desde 2004, no bicampeonato de Gustavo Kuerten, não vê um brasileiro em primeiro lugar. Por isso, expectativa é grande para a semana de jogos que vai definir o campeão. Os espanhóis dominam as conquistas, inclusive o segundo melhor do mundo Rafael Nadal em 2005, quando Guga foi ausência por lesão. As esperanças de taça para brasileiros fica principalmente na raquete de Thomaz Bellucci, atual trigésimo sétimo do mundo. Ele é o quarto cabeça de chave e enfrenta Ricardo Melo. O que ao menos garante um dos compatriotas nas quartas de final.