Clube Escola destaca-se em peneiras de vôlei

Texto: Rafael Silva
raaugusto@prefeitura.sp.gov.br

Foto: Francisco Pinheiro
fbpinheiro@prefeitura.sp.gov.br

O Clube Escola Lourenço Cabrera, localzado na Avenida de mesmo nome, 504 - Jd Ana Lucia, zona sul da cidade, apoia e abriga desde 2002 o projeto “Voleibol atrai boas cabeças”, idealizado por Rodney Adrian Risso, técnico e professor de vôlei.

Segundo o técnico tudo começou quando ainda estava na escola. “Eu estudei o ensino fundamental em escola particular, onde nós tínhamos treinamentos dentro e fora do horário de aula, formação de equipes e sempre participávamos de campeonatos".

Quando fui para a Escola pública me deparei com outra realidade, não tínhamos treinamentos e ninguém participava de campeonatos. Começamos, então, a nos organizarmos e a participar de campeonatos. Assim que terminamos o estudo, eu, junto a um grupo de amigos nos reunimos e formamos uma equipe de vôlei, e dessa equipe saiu esse belo projeto”.

Rodney teve muitas dificuldades para obter um espaço onde pudesse oferecer aos jovens carentes, o treinamento de voleibol, mas foi no CDC Lourenço Cabrera, que encontrou as portas abertas. Assim conseguiu quatro horas no domingo para realizar seus treinamentos, que acontecem das 15h às 19h. Atualmente ele conta com 22 atletas.

Segundo Rodney, o CDC Lourenço Cabrera vem obtendo sucesso com o vôlei, porque abriram espaço, e todos que colaboram nos treinamentos já trabalharam e possuem conhecimento do esporte.

“Aqui nós realizamos um treinamento intensivo, e eu cobro bastante dos meus atletas, trabalhamos preparação física, alongamento, conversamos e acompanhamos eles, e claro, participamos de campeonatos e peneiras”, afirmou Rodney.

Apesar das dificuldades, Rodney, que já foi atleta de vôlei, utiliza-se de seus contatos para conseguir apoio e parcerias para manter o projeto, que vem crescendo. Ele espera - e deseja - que cresça ainda mais.

Os frutos do trabalho começam a aparecer, alguns garotos que treinam no CDC foram aprovados nas peneiras para atuarem em grandes equipes.

Rony Alves Lacerda, 17 que irá para a equipe de Guarulhos recebeu bolsa da universidade Sant’Anna. Ele começou a treinar após indicações de amigos e pretende futuramente ser técnico de Vôlei. Por isso espera adquirir experiência como jogador.

Giovanni de Oliveira Moura, 17 anos, também recebeu bolsa na UniSant’Anna e irá integrar a equipe de Guarulhos. Desde os 15 anos ele treina aos domingos e pretende continuar a carreira no Vôlei e tornar-se profissional.

Pedro Henrique Terranova, 18 anos, passou na peneira de Jandira e frequenta o Clube Escola desde os 14 anos. O jovem almeja com essa experiência aprender mais sobre a preparação física de atletas de Vôlei, já que pretende ser preparador técnico, e está cursando Educação Física.

Newton Saviani, gerente técnico, diz estar muito feliz pelos três atletas, e reiterou: “A essência do Clube Escola é oferecer trabalhos sociais às comunidades carentes, e também a descoberta de jovens talentos”. José Bernardo, Gestor de projetos, afirmou que “o Clube Escola, é um programa de iniciação ao esporte, e por ele muitos jovens tem alcançado seus objetivos. Nós utilizamos um frase que é – Esporte é Inclusão. Assim podemos ajudar jovens que estão a margem, ou excluídas, da sociedade.”

A demanda pelo CDC Lourenço Cabrera é grande, e segundo Paulo Sérgio, Diretor do CDC, a cada dia ela cresce mais. Contando com uma quadra poliesportiva, um campo de society e uma pista de Cooper e um bonito bosque. O Clube Escola destaca-se como celeiro de novos atletas.