Brasil Open 2012 foi sucesso de público e organização

Evento levou quase 45 mil pessoas ao Ginásio do Ibirapuera em sete dias de competição. Nicolás Almagro conquistou seu terceiro título no torneio e Bruno Soares se tornou Bi-Campeão nas duplas.

Texto: Vanessa Dini
vdini@prefeitura.sp.gov.br

Foto: Paulo Gervino
pantar@prefeitura.sp.gov.br
 

No último domingo (19) no Ginásio Estadual Geraldo José de Almeida (Ibirapuera) foi realizada a final do Brasil Open 2012, com a disputa entre o espanhol Nicolás Almagro e o italiano Filippo Volandri, que eliminou o brasileiro Thomaz Bellucci na semifinal do torneio.

Quase 10 mil pessoas compareceram ao evento, promovido pela Koch Tavares, e vibraram a cada ponto. A torcida estava dividida nas arquibancadas, mas todos aplaudiram muito cada bela jogada dos tenistas finalistas. Foram cerca de duas horas de um ótimo jogo.

Volandri começou melhor a partida, conseguindo 3 games de vantagem, mas Almagro reagiu e virou o jogo, conquistando 6 games consecutivos, fechando o set em 6x3.
O segundo set foi bem mais disputado, Almagro começou a mostrar sua força no saque, mas Volandri foi melhor e fechou o set em 6x4.
Já no tie break, Almagro desequilibrou. Quando tinha o saque fechava o game rapidamente, com diversos aces. Volandri mostrou garra, mas não conseguiu segurar o espanhol, que fechou o set decisivo em 6x4 e o jogo em 2x1.

Nicolás Almagro conquistou o Tri-Campeonato do Brasil Open, sendo o segundo consecutivo, e passou em número de títulos o brasileiro Gustavo Kuerten, que possui os troféus de 2002 e 2004 da competição. Desde 2008 só espanhóis conquistaram a taça individual do torneio.

No Brasil Open também há a disputa entre duplas, e, este ano Eric Butorac (EUA) e Bruno Soares (BRA) levaram o título vencendo Michal Mertinak (SVK) e André Sá (BRA) por 3/6 6/4 10/8. Bruno Soares se tornou Bi-Campeão da categoria.

Em sua primeira edição em São Paulo (antes o Brasil Open era disputado na Costa do Sauípe), foram sete dias de competição e cerca de 45 mil espectadores presentes no Ginásio do Ibirapuera, recorde de público.

A Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação deu apoio ao Brasil Open 2012, e o Secretário Bebetto Haddad entregou o troféu ao campeão Nicolás Almagro.
Bebetto Haddad disse: “Quero parabenizar a organização do evento e dizer que o tênis é um esporte que está crescendo, em São Paulo e em todo o país. É fundamental que torneios como este aconteçam na cidade. Nós vimos um exemplo disso hoje, porque mesmo sem brasileiros na final o Ginásio estava lotado, a recepção do público foi ótima. E nós acompanhamos um belo jogo, muito disputado, tenho certeza que todos saíram satisfeitos por terem assistido a uma partida desse nível.”