Seleção japonesa vence futebol feminino do COTP

Em jogo amistoso promovido pela organização Ashinaga, principal objetivo foi arrecadar fundos para vitimas do tsunami no Japão

Texto: Paulo Gervino
pantar@prefeitura.sp.gov.br

Foto: Pedro Piva
ppiva@prefeitura.sp.gov.br

Na tarde desta sexta feira (2), o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa recebeu um jogo amistoso entre a seleção de futebol feminino sub 17 do COTP e a seleção feminina da região nordeste do Japão, também sub 17.

Em uma partida agitada, as japonesas levaram vantagem e fecharam o placar em 3x0. Mas o espetáculo principal ficou por conta dos objetivos deste intercâmbio de futebol. A seleção japonesa é formada por jogadoras da região afetada pelo Tsunami de 11 de março de 2011, que devastou o país. O time veio à São Paulo para disputar três jogos beneficentes (contra os times femininos da Portuguesa, Juventus e o COTP) a fim de angariar fundos para a construção de um abrigo para mais de 2000 órfãos da região.

Sob intenso calor, os dois times perfilaram-se dentro da grande área do campo de grama sintética do Centro Olímpico. E, já no discurso de abertura, Henrique Guimarães, diretor do COTP, enfatizou a importância do evento: “Que vença o futebol feminino” Ainda antes dos respectivos hinos, um garoto de 16 anos, sobrevivente da catástrofe falou sobre sua experiência e ao grande valor deste tipo de iniciativa.

Com os amistosos, a organização educacional sem fins lucrativos Ashinaga está a frente de um projeto chamado Casa do Arco-Íris Tohoku que prestará todo tipo de assistência a crianças que perderam a família. O grupo já desenvolve este tipo de trabalho há mais de 40 anos e recebeu o prestigio do Cônsul Japonês que, falando português, elogiou a diligência dos idealizadores do projeto, e também a estrutura fornecida pelo COTP. “Foi um surpresa muito agradável”, concluiu.

O jogo

Dentro de campo, o time japonês mostrou que veio com o objetivo de ganhar e pressionou muito desde o primeiro minuto. Com velocidade, mantiveram-se no campo de ataque e antes dos 10 minutos de partida abriram o placar em um forte chute cruzado e falha da goleira da seleção do COTP.

Nos 20 minutos seguintes, além de uma pausa para hidratação e descanso, o jogo continuou sendo controlado pelo time oriental, que aos 36 minutos da primeira etapa, fez mais um. Chute forte no canto direito da arqueira, sem chance de defesa.

No segundo tempo, debaixo de chuva, as meninas do COTP voltaram mais fortes e equilibraram a partida, que foi jogada na bola e teve pouquíssimas faltas. O time dono da casa conseguiu boas oportunidades, mas não marcou. Enquanto as japonesas foram bem sucedidas e mesmo com mais dificuldades, quebraram o bloqueio do COTP e marcaram o último gol da partida. Final Seleção japonesa 3x0 Seleção Centro Olímpico.

A seleção japonesa jogará novamente em partida que será disputada no dia 4, domingo, contra o Juventus na Rua Javari.