O primeiro domingo do Polos de Brincar

Cinco já estão funcionando, semana que vem a unidade Itaim Paulista será inaugurada; a primeira de outras 23 que devem estar prontas até meados de Maio

Texto e Foto: Pedro Piva
ppiva@prefeitura.sp.gov.br

São Paulo conheceu neste domingo o mais novo investimento da Prefeitura em lazer público e gratuito. São os Polos de Brincar. Verdadeiros parques instalados em 5 regiões afastadas do centro: Parelheiros, Cidade Ademar, Perus, Jaçanã e Cidade Tiradentes. Camas elásticas, piscina de bolinhas, videogame, futebol, peteca, jogos de roda e argila para modelagem estão entre as opções para crianças e jovens.

A Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação já realiza o Ruas de Lazer, Ruas de Brincar,  Programa de Ludicidade que abarca as Brinquedeotecas, Tendas de Brincar, Ônibus Brincalhão e Brincando nos Parques/Praças. Todos com intuito de levar diversão de diferentes maneiras. Ainda assim o Polos de Brincar foi concebido para suprir o lazer do paulistano, especificamente na periferia, em locais fixos.

Além disso, como havia adiantado no sábado (04), dia do lançamento do Virando O Jogo Sampa no Glicério, centro, o secretário da pasta, Bebetto Haddad, voltou a afirmar a importância do povo se reapropriar do espaço comum, “para que seja melhor aproveitado”. O resultado foi visto pela reação das pessoas.

“Quero mais”. Foi a resposta dada por Isabelli, 4 anos, ao pai, Alexandre Moura Gomes, quando questionada se estava gostando. A menina pulou amarelinha (foto), escorregou nos brinquedos infláveis, pulou e jogou escravos de Jó com outras crianças e o auxílio de uma recreadora. Alexandre, que trabalha no Brooklin e mora em Cidade Ademar, explica que não tem um carro e fica restrito a sua região. “As vezes eu pego a condução e vou com ela no Parque do Ibirapuera ou saio para tomar um sorvete. Hoje eu vi a movimentação na praça e até achei que era pago.” Sobre a iniciativa, resume, “é maravilhoso”.

Os exemplos se multiplicaram do outro lado da capital, partindo do extremo sul para o limite norte. Avenida Cupucê, Marginal Pinheiros e Anhanguera, 40 minutos depois, encontramos o cabeleireiro Marcelo Paulo dos Santos, morador de Perus há 37 anos. De manhã bem cedo, a caminho do futebol de sempre ele viu de dentro do carro a estrutura sendo montada. Na volta buscou sua filha Gabrielli para brincar. “ Viremos mais vezes, com certeza. O bairro merecia, neste ponto estava meio esquecido”, falou com propriedade de quem vive lá desde que nasceu.

Agora todo domingo, das 10h às 17h, existe opção. Polos de Brincar. Muitas pessoas participaram e é só o começo. Semana que vem a unidade Itaim Paulista será inaugurada, ela será primeira de outras 23 que devem estar prontas até meados de Maio.

Fotos

Locais

Jaçanã - Av. Nova paulista, 700 - Jd. Flor de Maio - Tremembé
Cidade Ademar - Praça Lygia Maria Salgado Filho - Av. Cupecê, sem número, esquina com a Avenida Rodrigues Montemor
Parelheiros - Praça do Trabalhador
Cidade Tirandentes - Praça sem nome, na Rua Nascer do Sol esquina com Rua Senador Nelson Carneiro
Perus - Praça do Vigário João Gonçalves de Lima (Praça do Samba), na Rua Morgeiro, sem número, em frente ao AMA Especialidades
Itaim Paulista - Praça Sete Estrelas, ao lado da Rua Serra Nova - Jardim Robru