Crianças do Virando O Jogo Sampa ganham ovos de Páscoa

Transformação é a máxima no Largo Coração de Jesus, praça onde também fica Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Campos Elísios, e tem lugar o primeiro dos 3 locais do Programa Virando O Jogo Sampa

Texto e fotos: Pedro Piva

Na toada da região - que vive período mais próspero, se comparado à outros tempos –, as crianças de 3 a 17 anos que participam diariamente do programa Virando O Jogo Sampa, já demonstram mudanças positivas. Consequências do trabalho dos 10 profissionais que trabalham desde Outubro de 2011 na Nova Luz. A professora Luana Cristina Lúcio, 29, comprovando seu conhecimento da prática, famoso entre os servidores da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME), cita Paulo Freire, autor de destaque pelos estudos pedagógicos, especialmente na educação popular. “É preciso pensar de maneira reflexiva a respeito do nosso trabalho de professor. Tentar incitar essa postura (de reflexão) nos alunos”, parafraseou Luana.

Segundo a bacharel em Educação Física que estagiou em 2007 no CGPE (Centro de Gestão de Políticas Públicas) e colaborou para o Ruas de Lazer e T aça Cidade de São Paulo, outras iniciativas da SEME: “Partindo dessa relação diária, usamos o esporte para ensinar lições de respeito e educação”. Xodó da professora, Giovani, 10, sequer tem registro de nascimento, mas é destaque do basquete. Ela, inclusive, se compromete; “Na minha próxima folga vou resolver este problema, assim ele poderá estudar”.

Para o Guarda Municipal Civil, Sérgio Alves, que trabalha na base dentro do Largo, Luana “é nota 10! Essa menina eu vi crescer aqui dentro nesse tempo e ensinar muita coisa. O Giovani quando eu cheguei - há três anos - era terrível, dava muito trabalho. De uns tempos para cá se tornou o mais educado e até repreende os outros que faltam com respeito e brigam”. Enquanto falamos o garoto observa, quieto vestindo uma camiseta e tênis de basquete que ganhou de presente pelas habilidades que desenvolveu nas aulas do Virando O Jogo.

Hoje, 5 de Abril, véspera de Sexta – Feira da Paixão, sinônimo de como o homem pode trair seu próprio protetor, no caso, Cristo, o exemplo no Largo Coração de Jesus foi de solidariedade. Angariados por Luana com sua cunhada, dona de uma ótica e um amigo, empresário do ramo de transportes, 62 ovos de chocolate foram distribuídos e outros 24 ficaram guardados para as crianças que costumam frequentar as atividades, mas não puderam ir. As professoras conhecem cada um de nome. “O Vitor e a Vitória não vieram, foram para a casa do pai... O Vitinho... isso aquele menorzinho, também não estava”, calcula Liliana Granieri, cujo pai, ‘Seu’ Atílio Benedetti, doou os docinhos – pé de moleque, chocolate batom, balas, goiabinha - entregues com os ovos de páscoa.

Enquanto pede para Thiaguinho, um garotinho loiro de cabelos cumpridos, vestindo camisa do Palmeiras e chinelos do Corinthians, que “tome cuidado com isso, desça daí, devagar”...Luana ressalta: “Essa garotada, em sua maioria, deve ficar pelo centro mesmo, no feriado; e o Virando O Jogo os acompanha”. Antes de sair ele se despede dele carinhosamente, como quem diz até amanhã sem usar estas palavras. O garoto já sabe disso, a relação é de confiança.

O homem lobo do homem, mote da sociedade na frase do filósofo inglês de ‘O Leviatã’, Thomas Hobbes, fracassou hoje, 2012 anos depois da Santa Ceia, nas vésperas da traição do discípulo Judas Iscariotes a Jesus. Virando O Jogo Sampa: bondade, transformação, cidadania; que assim seja!

Feliz Páscoa a todos, é o que deseja a SEME aos paulistanos e funcionários.