Sobre Tiradentes e a Corrida de Rua

Veja o trajeto e conheça um pouco do bairro

Texto: Paulo Gervino
pantar@prefeitura.sp.gov.br  
Foto: Felippe Saccab
fsaccab@prefeitura.sp.gov.br  


Neste domingo (22), o Circuito Popular de Corridas de Rua, realizado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Cultura (SEME), chega a 5ª etapa do ano que será realizada no bairro Cidade Tiradentes, localizado há 35 quilômetros distante do marco zero, zona leste de São Paulo.
O evento percorre todas as regiões de cidade e reúne todos os domingos 2000 participantes. O intuito do programa é permitir que o público tenha acesso a provas com nível profissional de forma gratuita. O circuito entra cada vez mais no tradicional roteiro paulistano de corridas de rua, e serve de treino para atletas de ponta, como também para praticantes casuais e até um número expressivo de pessoas com necessidades especiais.
Em todas as etapas, os corredores recebem chips de cronometragem que registram com exatidão o tempo necessário para percorrer os 5 km de percurso. Os valores são registrados pela Federação Paulista de Atletismo que supervisiona o evento.
Na Cidade Tiradentes, o trajeto da corrida acontece dentro do Parque Vila do Rodeio, localizado na Rua Igarapé da Bela Aurora, 342. A largada é dada às 8 horas da manhã. Participe.


Conheça o bairro


O distrito da Cidade Tiradentes completou 28 anos em março deste ano, e o circuito Popular de Corridas de Rua está dentre as comemorações, que também incluíram o Miss Cidade Tiradentes entre outros eventos.
A Cidade Tiradentes começou a surgir no final da década de 1970, quando o poder público obteve um conjunto de terras que formavam a Fazenda Santa Etelvina. A partir disso, a paisagem de Mata Atlântica deu lugar ao um intenso projeto de urbanização que criou o maior complexo de conjuntos habitacionais da América Latina. Em número aproximado, são cerca de 40 mil unidades desenvolvidas por grandes empreiteiras como a COHAB (Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo) e a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo). Apesar do constante crescimento, foi apenas em 2001 que o bairro se desvencilhou de Guainazes e formou sua própria subprefeitura.
A estimativa da população de Cidade Tiradentes é de 220.000 mil habitantes que residem entre a “cidade formal”, composta de habitações do governo, e a “cidade informal”, que representa favelas e loteamentos clandestinos. A região consta, desde sua criação, com inúmeros problemas, mas que vem recebendo grandes investimentos. Um deles é o corredor Expresso Tiradentes, que teve seu primeiro trecho inaugurado em 2007 e tem como objetivo aumentar a oferta de transporte e diminuir o tempo de viagem dos usuários.
A história do local, ainda recente, tem estigmatizada a ideia do ser apenas um bairro dormitório da cidade de São Paulo. Mas essa visão vem se alterando ao longo do tempo. A etapa do Circuito Popular de Corridas de Rua, realizado pela Prefeitura de São Paulo por meio da SEME busca trazer melhorias à Cidade Tiradentes por meio do esporte, que incentiva uma espécie de turismo em várias regiões pouco conhecidas de nossa cidade. No domingo (22), os corredores vão passar por dentro do Parque Vila do Rodeio, mais um exemplo claro das melhorias recebidas pela Cidade Tiradentes