Copa Sampa Skate reúne praticantes na zona leste

A 2ª etapa do maior circuito amador de skate do país foi realizada no Clube Escola Guianases

Texto: Paulo Gervino
pantar@prefeitura.sp.gov.br

O último final de semana (19 e 20) foi agitado no Clube Escola Guianases (Rua Professora Lucila Cerqueira, 194, Jd S. Pedro). O local sediou a 2ª etapa da Copa Sampa Skate, o maior circuito amador do país, realizado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (SEME). O aumento significativo de participantes deu-se porque a zona leste é o maior berço de skatistas na cidade de São Paulo.

A 2ª etapa deu continuidade às 15 competiçoes seguintes que vão acontecer até o final do ano na cidade. Este ano, a Copa Sampa Skate completa sua 10ª edição presenteando os skatistas com pistas exclusivas. Uma etapa diferente nomeada top 40 acontece no dia 17 de junho.

A disputa realizada no Clube Escola Guaianases reapresentou a grande novidade da edição: os circuitos são exclusivamente desenvolvidos pelo arquiteto e skatista Vinicius Patrial. O artista busca reproduzir obstáculos urbanos nos clubes que sediarão o campeonato. Isso significa que corrimãos, muretas e bordas desafiarão os homens, mulheres e crianças que participarem das seis categorias da Copa Sampa Skate 2012.

O próximo final de semana de competições contará com a mesma estrutura usada nos dois primeiros. Além do apelo sustentável de reaproveitamento de materiais, quem perdeu uma etapa pode aproveitá-la na competição seguinte. Para a 4ª etapa os participantes podem esperar uma pista totalmente diferente, sempre no estilo Skate Plaza, que reconstitui o cenário urbano. Todas as etapas serão disputadas em pistas de madeira em local coberto para que nada atrapalhe a realização das provas.

De acordo com Marcio Tanabe, presidente da Associação Ativação, órgão conveniado a SEME na realização do evento, a tendência é que durante as etapas a procura seja cada vez maior. A próxima etapa acontece nos dias 2 e 3 de junho no Clube Escola Taipas (Av. João Amado Coutinho, 240 – Taipas). A inscrição é feita no dia do evento a partir das 8h da manhã. È necessário levar documento original com foto e comprovante de residência.

A Secretaria de Esportes tem na Copa Sampa Skate a principal ferramenta de incentivo e democratização do skate amador. O esporte é o 2º mais praticado na cidade, logo atrás do futebol. A atividade recebe crianças a partir dos cinco anos de idade e inclui competição para as categorias mirim, amador e feminino. A expectativa é que 25 mil pessoas passem pelos Clubes Escola durante a realização do campeonato.

O Secretário de Esportes Bebetto Haddad concluiu: “O Sampa Skate tem papel fundamental na formação de skatistas, e tem, inclusive, aumentado a visibilidade de grandes nomes como o de Kelvin Hoefler, brasileiro campeão mundial em 2011 da Mystic Sk8cup, valida pelo circuito Mundial da World Cup of Skateboarding (WCSK8), no estilo street. Além disso, muitos nomes formados no Campeonato estão na seleção da Confederação Brasileira de Skate para o Bolsa atleta, realizado pelo Ministério dos Esportes”.