Projeto Virando o Jogo Sampa – Aulas de Skate e Patins ajudam crianças a mudar de vida

Os esportes podem ser praticados gratuitamente nos bairros do Glicério, Jardim Aeroporto e Nova Luz

Texto: Vanessa Dini
vdini@prefeitura.sp.gov.br

Fotos: Arquivo SEME

O Sampa Skate, organizado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, é o maior campeonato de skate amador da cidade. A competição possui 16 etapas e busca levar o esporte a todas as regiões de São Paulo, o que facilita o acesso da população. Assim como o projeto Virando o Jogo, também da SEME. Este último tem o objetivo de tirar crianças do ócio e possibilitar seu acesso ao esporte e lazer, afastando-as de problemas sociais recorrentes nestas regiões de vulnerabilidade da cidade e garantir que elas tenham um futuro melhor. Além da prática do esporte em si, o foco está na inclusão e transformação social. O primeiro projeto lida com todas as idades a partir dos 5 anos e o segundo jovens de 3 a 18 anos de idade.

Por meio do Virando o Jogo, muitas crianças são estimuladas à prática do skate e podem um dia chegar a uma competição como o Sampa Skate. No Centro Comunitário Águas Espraiadas, no Largo Coração de Jesus e na Praça Francisco Mendes de Sá, de segunda a segunda, das 9h às 16h, as crianças tem a possibilidade de praticar gratuitamente o esporte. Nos locais são encontradas pistas de skate e patins, com diversos obstáculos.

Wilson Corrêa, coordenador local do Virando o Jogo Águas Espraiadas, nos contou: “Temos muitas atividades todos os dias. De segunda, quarta e sexta acontecem as aulas de patins e de terças, quintas e sábados as aulas de skate. Todas com professores capacitados para ajudar as crianças no aprendizado do esporte. Aos domingos é tudo espontâneo. As crianças escolhem o equipamento que querem usar e contam com monitores para ajudá-las.” Entre meninas e meninos, a média de alunos e usuários da pista de skate e patins do local é de 35 a 40 crianças todos os dias, o que mostra o sucesso da empreitada.

Só no mês de abril, o projeto Virando o Jogo atendeu cerca de 3.500 crianças e, entre elas, 671 andaram de skate e 514 de patins.


Serviço
:
Centro Comunitário Águas Espraiadas
Endereço: Rua Lacônia, 100
Bairro: Jardim Aeroporto
Contato: 5641-1462

Praça Francisco Mendes de Sá - Viaduto Glicério
Endereço: Avenida Prefeito Passos
Bairro: Glicério
Contato: (11) 9294-7891

Largo Coração de Jesus
Endereço: Travessa da Alameda Glete
Bairro: Nova Luz
Contato: (11) 9406-8198

Para saber mais sobre o Sampa Skate clique aqui.