Festival de Bocha reúne jogadores de toda a Cidade de São Paulo

O sábado no CDC Serra Morena foi mais animado do que de costume. O Clube da Comunidade que possui um grande movimento de jovens foi tomado por pessoas da 3ª idade em um Festival de Bocha dos Jogos da Cidade. Poderia ver de longe a alegria e a animação transmitida nos jogadores e nas pessoas que foram assistir o festival.

 

Jurandy Gomes (63) adora o espaço, ele considera o clube como um local de encontro com a família. “Eu venho aqui aos domingos jogar Bocha e sempre encontro os meus filhos que veem para o CDC jogar futebol”. Engana-se quem pensa que o esporte é exclusivamente para os homens, Laura Teixeira sempre joga partidas de Bocha. “Aqui o respeito é o principal, mas tem alguns homens que não gostam de jogar com as mulheres, acho que eles têm medo de perder, né?”. Laura joga bocha há 10 anos e já jogou na federação paulista feminina de Bocha. “Acho que assim como tem futebol feminino, também tem Bocha feminino, jogar bocha faz bem para a saúde, para o meu ego, é uma higiene mental”.

 

Em meio ao som, churrasco e o bom humor que só as pessoas da 3ª idade oferecem, Roberto Dantas, responsável pela comissão organizadora do evento, comenta a evolução do campeonato. “Esse é o oitavo festival organizado dentro dos jogos da cidade, pode-se notar uma grande evolução técnica, agora tem jovens até de 22 anos participando, é bem legal ver a integração e a participação das pessoas de todas idades com o esporte.”

 

João Leite Guimarães (71) joga bocha há 42 anos e mesmo assim não se considera um bom jogador. “Jogo desde a década de 70, mas ainda não aprendi a jogar. Fazer o que né? Eu sou um velho jogador e não um jogador velho, é um jogo que me dá prazer na vida”. João adorou o festival que reuniu os jogadores de diversos bairros da cidade de São Paulo. Artur Rodrigues, que veio apenas prestigiar o evento, parabenizou a iniciativa da Secretaria de esportes. “É um evento espetacular, parabéns a Secretaria de Esportes pela iniciativa. Dá gosto de ver essas pessoas defendendo o time com o maior orgulho”.

 

No próximo dia 23, a secretaria vai organizar mais um festival de Bocha. Assim como este festival, o projeto Jogos da Cidade, a maior competição amadora do país, promove outros festivais como o de capoeira, gateball, tênis, xadrez e vôlei de areia, bem como as cinco modalidades esportivas: futebol de campo, futsal, basquete, vôlei e handebol. Mais informações no site.

Texto e Foto:
Renata Simond - rsimond@prefeitura.sp.gov.br
Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!