Maior e cheia de novidades, 6ª Virada Esportiva agita fim de semana

Capital terá dois eventos esportivos a cada quilômetro quadrado, num total de 3 mil distribuídos em mais de mil pontos diferentes da cidade

 A sexta edição da Virada Esportiva promete agitar a capital no próximo fim de semana. O maior evento esportivo ininterrupto do mundo cresceu e neste ano terá mais atividades descentralizadas para oferecer esportes, lazer e recreação a cada quilômetro quadrado da cidade. São mais de 3 mil eventos em cerca de mil locais diferentes. A Virada Esportiva é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, coordenada pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (SEME).

Entre as novidades deste ano estão o polo de atividades montado em Cidade Tiradentes e a participação da Câmara Municipal com a Câmara Esportiva. A Balada Esportiva no Memorial da América Latina e nove Centros Educacionais Unificados (CEUs) vão “virar”. Essas unidades terão atividades durante toda a madrugada. São mais de 200 modalidades diferentes para atender os mais variados públicos durante todo o final de semana.

O evento faz parte do calendário oficial da cidade e promete surpreender quem sair de casa para aproveitar as atrações. A Virada Esportiva está pronta para receber mais participantes que em 2011, quando o evento registrou recorde de público: 3,5 milhões de pessoas.

Cerca de 15% dos 3 mil eventos são novidade. Mas as atividades tradicionais foram mantidas e ampliadas. Quem for ao Anhangabaú, por exemplo, terá duas tirolesas para “desfilar” sobre o vale. Para quem prefere patinar no gelo, é só escolher uma das três pistas montadas na cidade e se divertir. Parques, Clubes da Comunidades, Clubes-Escola, Sesc’s e Sesi’s também terão programação especial no fim de semana do evento.

“A Virada Esportiva estimula as pessoas a sair de casa, e mesmo para aquelas que não querem se arriscar em atividades como rapel ou futebol é possível contemplar os eventos com atletas renomados e amadores nas mais diferentes modalidades esportivas”, explica Bebetto Haddad, secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação. “O evento é sucesso de público, caiu na graça dos paulistanos e estamos prontos para realizar mais uma Virada inesquecível.”

O mix de atrações foi planejado para atender desde crianças até os amantes do carteado, por exemplo. Confira a programação completa no site www.viradaesportiva.prefeitura.sp.gov.br e monte seu roteiro.

Os números da Virada

Toda a estrutura da SEME está pronta para receber as atividades da Virada Esportiva 2012. As atrações desta edição estão espalhadas por toda a cidade. Terão atividades os 186 Clubes-Escola, 282 Clubes da Comunidade (CDCs), além dos parques do Carmo, do Povo, Esportivo dos Trabalhadores, do Trote, Ecológico do Tietê, da Independência, das Bicicletas e do Ibirapuera, e ainda os estádios do Pacaembu e Mie Nishi.

Além da estrutura própria, a secretaria conta com apoio e espaços do governo do Estado de São Paulo e de unidades do Sesi, Sesc, CEU´s, das subprefeituras, dos clubes sociais e de pontos turísticos da cidade. A programação completa está disponível no site do evento.

Segundo o secretário Bebetto Haddad, a Virada Esportiva “incentiva a população a conhecer melhor a cidade, utilizar todos os seus espaços públicos e a praticar esportes”.

Em sua última edição, realizada em 2011, mais de 3,5 milhões de pessoas participaram da Virada Esportiva e aproveitaram as cerca de 2.500 atividades em toda a cidade. O público cresce ano a ano e mais que triplicou deste a primeira edição em 2007, quando um milhão de pessoas participaram do evento. Em 2008 foram dois milhões, em 2009 o número chegou a três milhões. Em 2010 superou 3,3 milhões de pessoas.

O trabalho da CET, da Guarda Civil Metropolitana, da Polícia Militar e da Secretaria de Segurança Urbana permitem transformar a Virada Esportiva em um evento totalmente seguro.

Todas as pastas da Prefeitura estão integradas para oferecer um evento de qualidade à população. A Secretaria de Saúde põe à disposição ambulâncias e postos de atendimento; a Secretaria do Verde e Meio Ambiente cuida dos Parques Municipais; a Secretaria de Comunicação auxilia na divulgação, a Secretaria da Educação oferece a programação nos CEU´s e a SP Turis coordena a montagem e infraestrutura dos eventos; a Secretaria de Participação e Parceira cuida da integração da diversidade de públicos no evento, e a Secretaria da Pessoa com Deficiência trata da acessibilidade das atividades.

Acessibilidade

A Virada Esportiva está preparada para atender todos os públicos. As pessoas com deficiência e mobilidade reduzida também encontrarão um calendário específico dentro da programação da Virada Esportiva 2012. O Clube Escola Ibirapuera, na Vila Clementino, terá oficinas e competições de dança e bocha paralímpicos. O Clube também recebe a 2ª edição do Rally Paradesportivo da Virada. O Clube Escola Lapa, na zona oeste, também terá uma programação “acessível”, com disputas de voleibol sentado, corrida de cadeiras de rodas e um circuito de caiaque dentro da piscina. Para completar o rol de destaques para este público, a Corrida da Superação, tradicional na Virada, acontece na Praia do Sol, point esportivo da Represa de Guarapiranga. Junto com esta agenda, a coordenação da Virada Esportiva também adaptou todos os grandes eventos estratégicos para receber o público com deficiência e mobilidade reduzida.

Tradição

Os eventos que foram sucesso de público nas edições anteriores estão de volta. As pistas de patinação no gelo serão montadas novamente em Paraisópolis e no Memorial da América Latina e pela primeira vez no CEU Água Azul em Cidade Tiradentes. O MMA caiu nas graças do brasileiro e não podia ficar de fora. O octógono mais uma vez será montado no Vale do Anhangabaú. E os amantes de skate poderão explorar o Parque da Independência no sábado. No Vale do Anhangabaú, os skatistas também encontrarão pistas e circuitos de street disponíveis no sábado e no domingo, com espaço para os amadores e profissionais também nas competições Skate Night e São Paulo Vert Pro-Skate.

Para os papais ficarem tranquilos, quatro Viradinhas vão agitar os parques do Carmo, Ibirapuera, Trote e Tietê. As atividades nesses espaços são para crianças de até 12 anos.

Para os papais ficarem tranquilos, quatro Viradinhas vão agitar os parques do Carmo, Ibirapuera, Trote e Ecológico do Tietê. E a tradicional Arena Digital mudou de lugar e será montada na Galeria Prestes Maia, também localizada no Vale do Anhangabaú. O evento também “vira” por 24 horas, do meio-dia de sábado até meio-dia de domingo.

As novidades de 2012

Entre as novidades desta edição está o polo esportivo montado na zona leste da capital. O CEU Água Azul, em Cidade Tiradentes, será palco de diversas atividades, entre elas esgrima, moto show e escalada aquática. Característico de regiões bem mais geladas que o extremo leste de São Paulo, o Snowboard também é uma das atrações na região. No domingo ao meio-dia, O CEU também recebe o “Futebol dos Atores”, partida disputada por rostos conhecidos da televisão brasileira.

Pela primeira vez desde 2007, o Memorial da América Latina funcionará durante toda a madrugada de sábado para domingo, configurando a Balada Esportiva durante 24 horas ininterruptas. Pela primeira vez o espaço vai receber o Mini-Drome, um mini-velódromo para os apaixonados por bikes. É a primeira vez que o evento vem ao Brasil, depois de passar por capitais como Paris, Tóquio e Toronto. O espaço terá competições no domingo e vai oferecer clínicas ao público durante o sábado.

Além do Mini-Drome, a Balada Esportiva no Memorial também terá shows de rap que vão servir de trilha sonora para finais do campeonato estadual de Basquete Streetball e uma infinidade de opções para quem anda de patins: mini-ramp, slalom, velocidade, free style e até patinação no gelo. O inusitado Bike Polo também será praticado pela primeira vez na Virada, substituindo o cavalo (tradicionalmente utilizado durante a disputa na versão original da modalidade), por bicicletas. Os painéis de fotografia da Mostra “Cinquentenário da Copa do Mundo de 1962“, expostos no Memorial, também vão integrar a Virada Esportiva.

Outra novidade é a participação da Câmara Municipal. O Palácio Anchieta, sede do Legislativo municipal, receberá um ringue de boxe para a realização da 2ª Copa Centro Olímpico da modalidade. Outra atração esperada é a corrida vertical pelas escadarias do prédio. Vencerá a prova quem alcançar no menor tempo possível o topo do edifício de 14 andares.

Outra modalidade para os apaixonados por bike é o 1º Downhill Urbano, com largada na Praça do Ciclista, localizada entre a Avenida Paulista, marco da cidade de São Paulo, e a Rua da Consolação. O passeio de mountain bike vai percorrer pontos da cidade que possuam escadarias.

A programação para a terceira idade está recheada de atividades na Arena do Idoso no Espaço Creci, na região central da cidade. Outra atração que promete agitar o público é o baile dos idosos no Clube Espéria, na zona norte.

Além disso, no Sesc Santana, domingo à 0h30, haverá uma apresentação de futebol vertical, com o grupo acrobático Fratelli, que utiliza técnicas de rapel, tirolesa e efeitos de voo para a prática do esporte.

Das 10h às 14h de domingo, o Minhocão será transformado num clube para a prática de tênis. Ao todo, 10 quadras de minitênis serão espalhadas pelo viaduto. A atividade é destinada preferencialmente para iniciantes.

E para quem não tem medo de altura a atração do domingo na Avenida Sumaré fica por conta do rapel. A pista receberá também tênis, lazer sobre rodas, além de pole dance.

Região por região

Centro

O coração da cidade de São Paulo mais uma vez reunirá atividades de diversas modalidades esportivas. No Anhangabaú haverá pelo segundo ano consecutivo o Fight Show, com disputas de MMA. O Vale receberá ainda a competição de levantamento de peso – a Strongman –, skate e o Bossa Ball. Além delas, a Arena Duas Rodas e a Arena Radical prometem animar o público com diversas apresentações, tanto de motos como de bikes. Quem preferir o tênis de mesa poderá arriscar uma partida contra o mesa-tenista Hugo Hoyama. No domingo, das 12h às 16h, o Desafio Black Belt apresenta disputas de Jiu-Jitsu.

Ao contrario do que a população está acostumada, a Câmara dos Vereadores será tomada por atividades radicais como Rapel, escalada e skate. A Câmara também terá intervenções de grafiteiros e a Praça Paulo Kobayashi, ao lado da casa legislativa, também estará tomada por atividades esportivas. Na Praça do Ciclista, esquina da Paulista com a Consolação, acontece o 1º Downhill Urbano da Virada Esportiva, passeio de Mountain Bike que percorre escadarias da cidade.Na Praça do Ciclista na Avenida Paulista será realizado o 1º Downhill Urbano da Virada Esportiva, passeio de Mountain Bike que percorre escadarias da cidade.

A Arena Digital chega à 3ª edição e desta vez será montada na Galeria Prestes Maia, na passagem subterrânea entre a Praça do Patriarca e o Vale do Anhangabaú. Além de jogos de videogame que simulam atividade física, também serão instaladas vinte máquinas com os principais jogos online do mercado. Cosplays dos personagens dos jogos estarão presentes no local para interagir com os visitantes. Os games estarão disponíveis das 12h do dia 30/6 às 12h de domingo, 1º/7.

Leste

O bairro de Cidade Tiradentes receberá atividades para todos os gostos. Desde patinação no gelo, snowboard até moto show e escalada aquática. A região tradicionalmente já recebe o Polo de Brincar aos domingos, mas no fim de semana da Virada Esportiva a atração estará disponível também no sábado.

O Parque Ecológico Tietê vai oferecer atividades para todas as idades. A atração principal fica por conta do badminton para os adultos.

O Parque Estadual do Jacuí terá uma área especialmente paras as crianças também participarem da Virada Esportiva 2012. Já no Parque Esportivo dos Trabalhadores (PET) serão diversas atividades esportivas, como torneio de vôlei e tênis, aulas de Capoeira, Karatê e Rugby, caminhada e a Corrida 24h. O PET também sedia o evento “Rei da Piscina”, em que o Wakeboard puxado por um guindaste simula na piscina os efeitos do esporte normalmente praticado em águas abertas.

O Parque do Carmo terá quatro guindastes do Air Show Festival oferecendo ao público da zona leste a oportunidade de praticar Bungee Jump e “voos” de asa delta.

Oeste

O Estádio Municipal Mie Nishi terá Beisebol adaptado e clínicas para ensinar noções básicas da modalidade. Para as pessoas que preferem algo mais tranquilo, o Ginásio Baby Barione vai oferecer jogos boêmios e músicas para divertir até mesmo quem não gosta muito de esporte.

Já o Parque Villa Lobos será invadido por atletas para ensinar rúgbi aos interessados. Quem não quiser se arriscar poderá assistir às apresentações dos profissionais. Os mais arrojados poderão participar da Aventura na Virada na Raia Olímpica da USP.

O Memorial da América Latina será uma grande Balada Esportiva durante a 6ª edição da Virada e concentrará diversas atividades da região com atrações durante toda a madrugada de sábado para domingo. Pela primeira vez o espaço vai receber o Red Bull Mini-Drome, um minivelódromo para os apaixonados por bikes. Por ser menor que o tamanho normal, a atração exigirá mais força e resistência dos praticantes. A bike utilizada na modalidade é a fixed gear, ou roda fixa, que não possui catraca na roda traseira. O competidor só consegue parar de pedalar usando a força das pernas. É a primeira vez que o evento vem ao Brasil, depois de passar por capitais como Paris, Tóquio e Toronto. O Mini-Drome terá competições no domingo e vai oferecer clínicas ao público durante o sábado.

Além do Mini-Drome, a Balada Esportiva no Memorial também terá shows de rap, que vão servir de trilha sonora para as finais do campeonato estadual de basquete streetball e uma infinidade de opções para quem anda de patins: mini-ramp, slalom, velocidade, free style e até patinação no gelo. O inusitado bike polo também será praticado pela primeira vez na Virada, substituindo o cavalo (tradicionalmente utilizado na versão original da modalidade) por bicicletas.

Uma das opções turísticas mais visitadas da cidade, o Museu do Futebol abrirá suas portas gratuitamente durante a Virada Esportiva. Ninguém pagará entrada para conferir as 15 salas da atração, que estão espalhadas por três andares do Estádio do Pacaembu.

Norte

Pensando em juntar sustentabilidade e diversão, o Parque Anhanguera vai realizar um Eco desafio de corrida e caminhada de pedestres. Já no Parque do Trote a proposta é mostrar para a criançada com a Viradinha Esportiva que o esporte pode ser divertido. O local receberá ainda a Virada Junina para colocar a população para festejar a tradição junina.

O Clube Escola Vila Maria vai oferecer a Ginástica da Virada, com exercícios e alongamentos visando à saúde e o bem estar dos paulistanos. Já na Praça Flávio Rangel um torneio de Skate vai agitar o final de semana dos paulistanos.

Sul

Quem for até o CEU Paraisópolis poderá patinar no gelo e participar de uma atividade de skate. O centro receberá também o Acquapoint com diversas atividades na piscina do clube, como aulas de surf, stand up paddle (surf com remo) e o divertido campeonato de barrigadas.

O Ginásio Mauro Pinheiro recebe a VIII Copa Centro Olímpico de Judô. Para as pessoas que não dispensam uma pedalada, o CDC Arena Radical vai proporcionar o Bike Parque Cancioneiro, com competições como a MTB Short Track Open, primeira prova urbana de mountain bike.

Na Praia do Sol, na Represa de Guarapiranga, o público poderá assistir ou participar de partidas de Golf, Futebol Society e da Travessia Aquática. Haverá também a 2ª Corrida de Superação, Volteio e o Deu Praia na Virada. Modalidades náuticas como wakeboard, rafting, Stand Up Paddle (o surf com remo) e canoa havaiana integram o rol de opções da represa.

Para o CEU Alvarenga, a Virada Esportiva preparou FlexFit Games, com competições de esportes urbanos, como o skate e Roller Derby. O muro da escola será grafitado durante o evento. Para finalizar será realizada a Batalha na Vila, que valoriza a cultura urbana e traz uma competição de street dance, que faz parte do calendário internacional de eventos da modalidade.

O futebol americano também está entre as 200 modalidades desta edição. A organização da modalidade preparou clínica e jogos exibição para o Clube Escola Vila Guarani.

O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa não poderia ficar de fora do grande evento. No local, haverá a Copa Centro Olímpico, que abrange diversas modalidades onde os atletas competem entre si e contra outras entidades durante todo o final de semana da Virada Esportiva.

As estrelas da Virada

Atletas consagrados estarão presentes na sexta edição da Virada Esportiva. Entre eles, o mesa-tenista Hugo Hoyama e a tenista Patrícia Medrado, a ex-jogadora de basquete Janeth, além de Marcelo Negrão, Carlão, Paulão, Pampa, Talmo, Amauri, William, Montanaro, Domingos Maracanã, Cidão, Max e Léo, em um jogo exibição de vôlei. Virna ajudará o público com treinamentos específicos da modalidade. 

Participarão ainda Marcel Sturmer, patinador, tricampeão nos Jogos Pan-Americanos, eleito o melhor do Brasil e 2º melhor do mundo na modalidade; Arthur Zanetti e Francisco Barreto Junior, ambos da seleção brasileira de ginástica artística; Ataliba, Zé Maria e Tonhão, no desafio 5x5 de futsal, além de outros craques, como Henrique Guimarães, ex-judoca brasileiro e medalhista na Olimpíada de Atlanta, que coordenará as atividades no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa.


Os destaques da madrugada

Virada Noturna de Bike – Com saída às 20h do Parque das Bicicletas, deve ir até as 4h
Memorial da América Latina – Das 17h de sábado às 17h de domingo
Jogos Boêmios no Baby Barioni – Das 10h de sábado até 17h do domingo
Corrida 24 horas no PET – Das 14h às 14h
Acampamento de Tae-kwon-do no PET – Das 20h às 6h
Sesc Santana – Futebol Vertical (na parede do Sesc, em frente ao metrô Jd. São Paulo) à 0h30
9 Unidades dos CEUs vão "virar" (Caminho do Mar, Sapopemba, Parelheiros, Jaçanã, Meninos, Jardim Paulistano, Jaguaré, Jaçanã e Alto Alegre)
Torneio noturno de tênis no PET – 23h às 7h

Confira a programação do evento através do site: http://www.viradaesportiva.prefeitura.sp.gov.br/