Funcionários da SEME recebem diplomas do curso de inglês

Iniciativa faz parte dos esforços da pasta para formar profissionais visando aos grandes eventos esportivos dos próximos anos

 

No dia 2 de julho foi realizada a formatura de 59 funcionários da SEME, divididos em quatro turmas, em um curso de inglês que teve duração de 2 anos, com aulas de uma hora e quinze, duas vezes por semana. A iniciativa é uma parceria com a União Cultural Brasil-Estados Unidos.

O Secretário de Esportes da Cidade de São Paulo lembrou a proximidade dos grandes eventos esportivos que o país vai receber e a necessidade de aumentar ainda mais o número de brasileiros que falem outra língua no país. “É inegável a necessidade de uma segunda língua no país e esta língua precisa ser o inglês. É muito bom ver que o projeto deu certo e que além de tudo isso também contribuiu para o carinho e melhor relacionamento entre os funcionários.”

Márcia de Oliveira, do Núcleo de Gestão de Pessoas da SEME, aluna formada neste curso, nos contou um pouco de sua experiência. “Foi uma grande oportunidade de voltar a estudar, ainda mais o inglês, que é uma língua universal que não vamos utilizar só no trabalho, como também na vida pessoal. Utilizamos nossa capacidade de criar, fazer e crescer dentro do trabalho. Tinha estudado inglês no colégio há 20 anos atrás e não sei se voltaria ao curso se não fosse uma iniciativa da SEME. Foi um despertar. E lógico, muito mais fácil, pois estudava junto aos colegas de trabalho e com eles dividia dificuldades e ganhos. Criou-se um ambiente melhor até no próprio dia a dia no serviço. Sempre encontro o pessoal do curso e trocamos frases em inglês, nos divertimos muito. E o interessante também foi que nós nos envolvemos com todas as áreas da Secretaria. O curso garantiu representatividade de todos os setores, tanto de Clubes, como do Centro Olímpico, das coordenadorias, etc.”

 

Inglês fluente ainda tem índice baixo no país

 

Com a aproximação da Copa do Mundo de Futebol em 2014, as Olimpíadas em 2016 e da possibilidade de São Paulo ser sede da EXPO 2020, o inglês torna-se cada vez mais um item fundamental para a comunicação com os muitos estrangeiros que estarão em nosso país, tanto para fazer negócios, como para o turismo.

 

Mas os índices no país ainda estão longe do ideal. O Brasil está na 67ª posição entre os 76 países que tem o inglês como segunda língua. Entre os estudantes, em uma escala de 1 a 10, o país alcançou a marca de 2,95. Nara Vidal – pesquisadora em aprendizado e bilinguismo – disse: “Fontes informais afirmam que 10% da população fala inglês, mas falar inglês é um conceito complexo. Há aqueles que sabem pouco, sabem muito, são fluentes. Enfim, 5%, 10% ou 30%, seja o que for, não temos nem a metade da população brasileira falando inglês.”


Segundo a São Paulo Convention & Visitors Bureau, em 2011, a cidade teve 1.791 eventos, o que dá uma média de mais de 5 por dia. E estes números tendem a crescer muito. Entre as metas da Prefeitura, formar os funcionários públicos é um desafio, mas a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo, atenta a esta necessidade, já deu um grande passo em direção ao sucesso.

Texto:
Vanessa Dini - vdini@prefeitura.sp.gov.br
Foto:
Paulo Gervino - pantar@prefeitura.sp.gov.br