Dinéia: três décadas de trabalho em nome do lazer

Dinéia Mendes de Araujo Cardoso nasceu em São Paulo e atualmente mora na zona norte da cidade. Formada em Educação Física pela Faculdade de Guarulhos e em Pedagogia pela Farias Brito, está no serviço público há 30 anos.

Dinéia fala sobre seu trabalho sempre com muito orgulho, com um carinho todo especial. Ela já fez e ainda faz muito pelo lazer na cidade. “Atualmente propicio a gestão de lugares onde a população se encontra, onde as famílias se encontram, onde idosos voltam a ter sua vida social, a cultivar novas amizades. As palavras que definem esse trabalho são: solidariedade, acolhimento e entretenimento gratuito. Nós cuidamos da apropriação dos espaços públicos para a população aproveitá-los, o que é um direito de todos os cidadãos.”

Antes de vir para a Secretaria de Esportes, nossa perfilada do dia trabalhou durante dois anos na Secretaria de Educação, como professora em escolas municipais de educação infantil. O serviço teve de ser trocado, pois a educação física na pré-escola foi considerada “dispensável” pela gestão na época. “Após a dispensa nós (professores) fizemos uma grande mobilização e conseguimos a transferência para a SEME”.

Em 1984, Dinéia começou então a trabalhar no Centro Educacional e Esportivo Alfredo Inácio Trindade, atual Clube Escola Jardim São Paulo, na zona norte de São Paulo. Lá ela dava aulas de atletismo, basquete e tinha classes de adultos e da terceira idade. “Nessa época comecei as minhas especializações. Fiz curso de educação física infantil, ginástica e gerontologia.”

E dessa época, Dinéia traz outras várias lembranças. “Não tínhamos material à disposição, fazíamos muitas adaptações. Cabos de vassoura, garrafas pet, sacos de tecido, tudo virava equipamento esportivo. Orientávamos as senhoras a confeccionar seus próprios colchonetes, juntávamos dinheiro para forrar o chão com carpetes. Tudo era improvisado e adaptado ao espaço. Aprendi a realmente fazer as coisas, colocar a mão na massa.”

Em 2007, com a reestruturação da SEME, Dinéia foi convidada a ocupar o cargo de supervisora do núcleo de lazer do CGPE (Coordenadoria de gestão de políticas públicas e programas de esporte e lazer). “Já são 5 anos na área e atingi grande crescimento, tanto profissional como pessoal. Passei do ‘fazer’ para a gestão. E durante esse período a Secretaria investiu muito na qualificação profissional dos funcionários. Fiz curso de inglês, para atender os turistas com a maior atenção e de gestão esportiva, para aprimorar meu trabalho. Já fui para o México representando o Lazer da SEME, para mostrar o que a cidade estava fazendo de melhorias para a população”, lembra.

Desde 2000, Dinéia também realiza um trabalho com a terceira idade, como integrante do Conselho Municipal do Idoso. Ela foi inspirada em grande parte por sua avó Dejanira Machado, que está hoje com 101 anos e ainda tem energia para participar de bailes dançantes. Entre as ações para a terceira idade, o programa Vem Dançar é eleito por ela como um enorme sucesso. “Os bailes vêm sendo melhorados desde 1980, agora são feitos com mais capricho pela possibilidade de se firmar convênios, a decoração está mais bonita, os espaços maiores. Durante a Virada Esportiva, no Clube Espéria, por exemplo, nós reunimos 2.500 pessoas.”

E Dinéia também foi responsável pela Escola de Ciclismo para Idosos, no Parque das Bicicletas. “Foi um revival para os senhores. Estes esportes com menos contato físico, como também acontece com o vôlei adaptado, fazem com que eles voltem à atividade física e retomem hábitos mais saudáveis.”

Nossa entrevistada de hoje coordena também, juntamente a uma equipe de dez pessoas, os programas Polos de Brincar, Ludicidade, Ruas de Lazer e Ruas de Brincar. “É o lazer de continuidade, novamente, a apropriação dos espaços públicos. As famílias podem se reunir aos finais de semana e ir a um parque ou praça para se divertir. Não sou contra videogames, sei que não podemos olhar apenas para o retrovisor, mas há muito mais que isso. As brincadeiras de rua, os jogos, oficinas, são fundamentais para o aprendizado das crianças.”

São trinta anos de história na SEME e muitas alegrias. “Meu coração é da Secretaria de Esportes, foi aqui que passei de professora a gestora. Os funcionários públicos são agentes de transformação da cidade e eu tenho esse objetivo para minha carreira. Podemos ser pequenos em orçamento, mas somos grandes no que fazemos.”

Fora da SEME, nas horas livres, Dinéia curte os dois filhos, participa de projetos da Igreja Nossa Senhora da Salete, como o Juventude em Ação (competições esportivas para os jovens), além de, ao lado de seu marido, ser catequista aos finais de semana. Nossa perfilada do dia também faz natação e gosta de tênis, esporte que praticou durante bastante tempo.

Dinéia Mendes de Araujo Cardoso já fez e com certeza ainda fará projetos super importantes para a cidade de São Paulo. Sorte que ela está em nossa Secretaria. Dinéia faz parte da Família SEME.


Texto:
Vanessa Dini – vdini@prefeitura.sp.gov.br
Foto:
Paulo Gervino – pantar@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!