São Paulo sedia amanhã Sul-Americano e Brasileiro de Sumô

Cidade é dona do único espaço oficial fora do Japão para a prática do esporte, o ginásio Mei Nishi, e atrai mais de 300 atletas nacionais e internacionais

 A cidade de São Paulo recebe, neste fim de semana, mais de 300 atletas nacionais e internacionais de sumô, que vão se enfrentar nos dois mais importantes torneios continentais da modalidade – o Campeonato Sul-Americano e o Brasileiro. Venezuelanos, argentinos, paraguaios e brasileiros vão lutar nos tatames do Ginásio Municipal Mei Nishi, na Barra Funda, único espaço oficial fora do Japão destinado à prática do sumô.

 

A Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (SEME) apoia os torneios e cede o ginásio, que é parte do Complexo Esportivo e Cultural Brasil-Japão. Os campeonatos são realizados pela Confederação Brasileira de Sumô (CBS) e pela Federação Paulista de Sumô (FPS).

 

Os eventos começam a partir das 9h. Os competidores participarão de disputas nas categorias mirim, infantil, juvenil e adulto, conforme a idade e o peso de cada um. Haverá lutas masculinas e femininas, individuais e em equipe.

 

Hoje (20/7), será realizado um culto Xintoísta para a purificação do duryo, nome dado à arena onde ocorrem os confrontos.

 

O espaço da SEME recebe as competições oficiais porque é o único que respeita todas as especificações técnicas para que as aulas e treinos tenham o melhor resultado.

 

Para os interessados na luta japonesa, e cada vez mais brasileira, o Complexo Esportivo Mie Nishi oferece aulas gratuitas, bem como uma série de outras atividades voltadas para a população.

 

Serviço
O Ginásio Municipal Mie Nishi fica na Avenida Presidente Castelo Branco, 5446, no Bom Retiro.