Vôlei Adaptado desperta o interesse da terceira idade paulistana.

Regras mudam de acordo com as necessidades dos praticantes idosos

O Vôlei adaptado, também chamado de câmbio, é um esporte totalmente indicado para pessoas acima de 60 anos. Essa modalidade foi criada pensando nas pessoas que precisam de certos cuidados, mas mesmo assim necessitam fazer exercícios físicos.

O jogo é praticamente o mesmo que o vôlei tradicional, mas as regras mudam de acordo com as necessidades. Em alguns jogos é proibido saltar para passar a bola para o time adversário, evitando que o impacto cause danos as articulações. O limite de toques pode ir até seis e a bola pode tocar no chão antes de ser recebida, para que os jogadores não precis em fazer movimentos muito bruscos. A maioria dos jogos segue as normas especificadas do regulamento dos Jogos Regionais do Idoso (JORI) , competição referência para a terceira idade no Estado de São Paulo. Entre as regras o saque pode ser arremessado por baixo e no caso do jogo feminino, o saque pode ser efetuado a um metro dentro da quadra.

Os benefícios trazidos por essa modalidade são inúmeros. Além de tirar os idosos do sedentarismo, o vôlei adaptado evita doenças, previne a hipertensão e ajuda na perda de peso. O trabalho em grupo ajuda na socialização dos participantes, reduz o estresse e eleva a autoestima. A atividade também auxilia na coordenação motora e na concentração dos jogadores. Maria Rosa, coordenadora interina do Clube Escola Santo Amaro, conta sobre a aceitação dos praticantes no clube. “O esporte foi muito bem aceito aqui no Clube. A maior parte dos frequentadores é da terceira idade e eles não querem ficar parados. Todos que estão praticando notaram uma melhora na qualidade de vida”.

A professora de Câmbio, Gilda Teixeira, dá aula no clube Escola Mooca e fala do sucesso que o esporte fez no clube “O Clube Escola Mooca oferece Cambio há mais de 10 anos e sempre tivemos pessoas querendo praticar”, Gilda lida diretamente com os alunos e pôde perceber uma diferença nos alunos desde que entraram nas aulas “Eles entram procurando saúde e bem estar, mas noto que eles acabam ficando mais dinâmicos, alegres e divertidos. Tenho um aluno com 85 anos".

Você pode encontrar o Vôlei Adaptado gratuitamente em nove Clubes Escolas de São Paulo. Para frequentar as aulas é necessário fazer a carteirinha do Clube Escola, levando duas fotos 3x4, cópia do RG e do comprovante de residência. Vale lembrar que é importante conversar com o médico sobre a recomendação da prática e levar um atestado comprovando que a pessoa está apta a fazer exercícios físicos.

Veja os locais que você encontra o vôlei Adaptado:
CLUBE ESCOLA IPIRANGA
Praça Nami Jafet, 45 – Ipiranga
Fone: 2237-1302

CLUBE ESCOLA IBIRAPUERA
Rua Pedro de Toledo, 1651 – Vila Clementino
Fone: 373396-649521-5711

CLUBE ESCOLA SANTO AMARO
Avenida Padre José Maria, 55 – Santo Amaro
Fone: 5687-6340

CLUBE ESCOLA CASA VERDE
Rua Armando Coelho e Silva, 775 – Parque Peruche
Fone: 2208-2755

CLUBE ESCOLA MOOCA
Rua Taquari, 635 - Mooca
Fone: 2694-7668

CLUBE ESCOLA BUTANTÃ
Rua Hernani da G. Correa, 367 – Butantã/INOCOOP
Fone: 3721-5711

CLUBE ESCOLA MÁRIO MORAES
Rua Edward Carmilo, 840 – Jardim Celeste
Fone: 3751-0314/4729

CLUBE ESCOLA FREGUESIA DO Ó
Rua Jacutiba,167 – Freguesia do Ó
Fone: 3975-7569

CLUBE ESCOLA JOSÉ BONIFÁCIO
Rua Ana Perena, 110 – COHAB 2
Tel: 2521-3513

Texto: 
Renata Simond – rsimond@prefeitura.sp.gov.br

Foto: 
Arquivo SEME

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no teu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!