Cigarro e Esporte são Incompatíveis

Participe você também do Dia Nacional de Combate ao Fumo

O Dia Nacional do Combate ao Fumo, de acordo com a Lei Nº 7.488 de 11/06/1986, é celebrado anualmente em 29 de agosto e a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação apoia a luta contra o vício e a criação de novas campanhas contra o tabagismo.

O número de fumantes no Brasil, que já foi de 34%, alcança hoje 17% da população, segundo pesquisa do Ministério da Saúde. Houve grande diminuição, mas os dados continuam alarmantes. No ano passado foram gastos 21 bilhões de reais somente no tratamento de doenças relacionadas ao cigarro e, ainda assim, um em cada cinco homens e uma em cada dez mulheres ainda morre em decorrência desses problemas. Além disso, os fumantes passivos também sofrem. São as pessoas que ficam ao lado dos que fumam e juntamente com eles são afetadas pela fumaça, que igualmente causa danos à saúde e deixa o sistema imunológico debilitado.

Os médicos da Assistência Técnica de Saúde e Gabinete da SEME, Elvira Rito Rodrigues e Héldio Fortunato Gaspar de Freitas são enfáticos: “Fumar é uma prática incompatível com a prática esportiva e é estritamente proibido em todas as praças, centros esportivos e academias. Também aconselhamos aos atletas que não coabitem com pessoas fumantes, porque atrapalha as funções pulmonares da mesma maneira e pode causar alergias e hipertensão.”

E eles complementam: “Um fumante nunca terá a mesma capacidade pulmonar de um não fumante, portanto nunca chegará ao condicionamento físico adequado. Ele sempre ficará limitado e nunca alcançará o alto rendimento. O fundamental é prevenir o início do hábito de fumar, que, em média, tem início aos 13 anos de idade.”

“O cigarro contém mais de 5.000 substâncias tóxicas, entre elas o monóxido de carbono, e todas causam dependência. Se um ex-fumante começa a praticar atividades físicas, além de poder ter adquirido lesões definitivas, ele vai demorar muito mais para se adaptar a suas novas condições. Ainda terá que lidar com a ansiedade, irritabilidade e angústia provocadas pela abstinência. Mas é claro, é sempre bom praticar esportes e ele pode, através dessa prática, recuperar capacidades físicas e até psicológicas.” - finalizam.

Portanto, ao invés de começar a fumar, invista em práticas mais saudáveis como a atividade física e o lazer. Se quiser uma inspiração, a SEME conta com diversos Clubes Escola com atividades gratuitas para toda a população, confira aqui.
 

Texto:
Vanessa Dini - vdini@prefeitura.sp.gov.br
Foto:
Eder Brito - esbrito@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!