Prefeitura de São Paulo inaugura Ciclofaixa de lazer da Paulista

Trecho terá 2,5 quilômetros de extensão, atravessando a avenida; Iniciativa marca integração entre órgãos municipais

A Prefeitura de São Paulo inaugura a Ciclofaixa de lazer da Paulista no próximo domingo. O trecho de 2,5 quilômetros de extensão atravessa toda a extensão da famosa avenida e passa a funcionar todos os domingos, das 7h às 16h, a exemplo dos outros trechos que já estão em funcionamento na capital. A cerimônia de abertura está agendada para as 10 horas da manhã de domingo, 2 de setembro, em frente ao número 1415 da Paulista.

O novo trecho originou-se de projeto conjunto entre a Secretaria de Esportes da Cidade de São Paulo e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e marca a integração de diversos órgãos municipais em torno da questão do uso da bicicleta na cidade. SP Turis, Subprefeitura da Sé e a Bradesco Seguros, que já patrocinava outros trechos das ciclofaixas paulistanas, também se uniram para viabilizar o projeto.

“A população já aderiu à Ciclofaixa, por isto é tão importante que todos se unam para expandi-la. Estamos mudando a visão do motorista na capital”, avalia o Secretário de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo. “O paulistano tem a oportunidade de ser motorista de automóvel de segunda à sexta-feira, mas é ciclista aos domingos. Ele passa a ter uma visão diferente da integração do ciclista ao trânsito e desenvolve uma nova percepção da bicicleta como meio de locomoção na cidade”, conclui o Secretário.

Inaugurada em 2009, a Ciclofaixa já possui quase 67 quilômetros em trechos nas zonas norte, sul, leste e oeste da capital. Com a inauguração oficial do trecho na Paulista, a extensão aumenta para quase 70 quilômetros. Todos os trechos funcionam das 7h às 16h, aos domingos e feriados nacionais. O percurso é totalmente sinalizado por pintura especial e sempre conta com uma equipe de monitores treinados ao longo do trajeto, auxiliando e informando aos usuários, além de controlar o tráfego em áreas de semáforo.

A próxima etapa do projeto deve ser inaugurada no dia 9 de Setembro. O centro da cidade ganhará uma Ciclofaixa Cultural, com trechos estrategicamente planejados para que o ciclista passe por pontos turísticos e históricos da região.