Secretaria celebra Dia do Profissional de Educação Física

Evento teve dança, orientações sobre o exercício da profissão e até videogame

Na última sexta-feira, 31 de agosto, a Secretaria de Esportes comemorou oficialmente o Dia do Profissional de Educação Física no Circulo Militar, em São Paulo. A festa teve a presença dos técnicos de Educação Física de várias regiões da cidade e foi uma exaltação da importância da atividade física – e como ela está diretamente ligada na importância do profissional de Educação Física. O evento começou às 10 horas da manhã e contou com algumas brincadeiras um tanto quanto diferentes: os professores presentes jogaram Vôlei e dançaram por meio do vídeogame “Wi” – tudo para que eles tivessem um dia diferente. “Esses profissionais cuidam da saúde de todos... então hoje é o dia de cuidarmos da saúde deles”, brincou Dinéia Cardoso, uma das responsáveis pela organização do evento.

Após o momento de descontração, duas palestras foram realizadas. Flávio Delmanto, Presidente do CREF (Conselho Regional de Educação Física) falou sobre a valorização e a ética desta profissão. “É importante destacar que temos que trabalhar sempre em prol da ética e da valorização desta profissão que é tão importante. Por isso, é hora de refletir sobre esses conceitos e perceber que, alguns anos atrás, essa profissão não era tão valorizada como é hoje“, ressaltou. Depois, foi à vez de o professor Valdir Fregolan, coordenador de fiscalização do CREF, palestrar sobre a qualidade do atendimento e do trabalho. “É muito importante que haja fiscalização dos profissionais atuais. É preciso regulamentar e valorizar as pessoas que levam á saúde a milhares de pessoas”, complementou.

O encontro também foi uma oportunidade de visualizar o atual quadro de profissionais de educação física na Secretaria de Esportes da Cidade de São Paulo. “Atualmente a idade média dos profissionais anda bem dividida. Há um equilíbrio que mostra que há tanto profissionais recém-chegados como outros que possuem muito ‘tempo de casa’. É um ambiente bom, de troca e de aprendizado mútuo”, explica Márcia de Oliveira, do Núcleo de Gestão de Pessoas da Secretaria de Esportes. “Precisamos continuar em um processo de renovação constante, realizando concursos e buscando outras alternativas, como os convênios e as OS´s”, analisa Márcia.

A festa terminou com a realização de um aquecimento e alongamento em gruop ministrados pela professora Corine Sampaio.

Texto:
Iule Karalkovas - iulekaralkovas@prefeitura.sp.gov.br

Foto:
Francisco Pinheiro - fbpinheiro@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!