World Bike Tour: Inscrições para o sorteio de vagas estão abertas até dia 29 deste mês

Mais de 160 mil pessoas já se inscreveram para concorrer a uma das 5 mil vagas da primeira fase

 Os paulistanos parecem estar se acostumando a conviver com a bicicleta. O aumento de movimento nas ciclofaixas de lazer vem animando as pessoas que desejam optar a bicicleta como meio de transporte sem ter que abrir mão da segurança. Depois de grande procura por vagas para o World Bike Tour em anos anteriores, a organização do evento decidiu fazer um sorteio de vagas. Para a 5ª edição do passeio ciclístico mais de 160 mil pessoas se inscreveram para o sorteio, onde estarão concorrendo a uma das 6 mil vagas oferecidas. O passeio World Bike Tour acontece no dia 25 de janeiro em comemoração ao aniversário de São Paulo.
O World Bike Tour veio para o Brasil em 2009, marcando a primeira realização do projeto fora do continente europeu. O valor da inscrição é R$250,00 e você tem direito a um kit que inclui bicicleta, capacete, mochila e camiseta. As inscrições para a primeira fase do sorteio, em que serão sorteadas 5 mil vagas, estarão abertas até dia 29 deste mês, o procedimento pode ser feitas através do site. A segunda fase do sorteio acontecerá no dia 31 de outubro e serão sorteadas mil vagas.
O percurso será um trecho da Marginal Pinheiros de 10km, Com início na ponte Octávio Frias de Oliveira e chegada na USP (Universidade São Paulo). O World Bike Tour não tem a intenção de ser uma competição, mas apenas um passeio de lazer que conta com a participação de milhares de pessoas. A participação do World Bike tour é exclusiva apenas para as pessoas inscritas no projeto com as bicicletas fornecidas pela organização.
O World Bike Tour é mais uma das iniciativas que apoiam a utilização da bicicleta como meio de lazer e mobilidade urbana em São Paulo. As Ciclofaixas, Ciclofaixas de Lazer e o Bike Sampa são outras das ações já desenvolvidas pela Prefeitura.


Ciclofaixas


São trechos de via sinalizados como rotas de bicicletas, elas funcionam 24h por dia e todos os dias da semana. As faixas são pintadas de vermelha para fácil reconhecimento dos motoristas e ciclistas. Os ciclistas devem respeitar o sentido regulamentado da via e as vias são exclusivas para bicicletas ou similares (ciclos). A velocidade máxima nessas vias é de 30 km/h. Os veículos não podem circular, parar ou estacionar ao longo da Ciclofaixa, a infração das leis de trânsito pode resultar em multa e pontuação na CNH. Hoje existem 3,3km de Ciclofaixas definitivas:
- Av. Rouxinol/Av. Aratãs entre R. Araguari e Al. dos Anapurus;
- Av. Pavão/Av. Iraí entre R. Araguari e Al. dos Anapurus;
- R. Araguari entre Av. Pavão e R. Rouxinol.

Ciclofaixa de Lazer


Ciclofaixa de lazer é uma faixa reversível que funciona apenas aos domingos e feriados nacionais das 7h às 16h. A primeira Ciclofaixa de Lazer foi implantada em 2009 ligando o Parque das Bicicletas até o portão 8 do Parque do Ibirapuera. Em 2010 São Paulo ganhou mais 20km de lazer, a Ciclofaixa de Lazer implantada em janeiro liga o Parque do Povo ao Parque Villa-Lobos. No ano seguinte 15 km foram integrados à Ciclofaixa de Lazer, fazendo a ligação entre o Parque do Povo a avenida Roberto Marinho (até o futuro Parque Clube do Chuvisco). Neste ano, 27km foram acrescentados ao percurso de Ciclofaixas de Lazer, um trecho liga a Praça Heróis da F.E.B. ao SESC Santana, outra foi implantada ao longo da Av. Governador Carvalho Pinto e a mais recente na Avenida Paulista, inaugurada neste mês.
Você pode visualizar os trajeto das Ciclofaixas de Lazer no site 

Bike Sampa


Neste ano os paulistanos ganharam seu primeiro sistema de empréstimo de bicicletas de larga escala. A ideia do projeto é oferecer um meio de transporte sustentável e não poluente. O projeto começou com dez estações na Vila Mariana, cada uma com dez bicicletas. As bicicletas ficam disponíveis aos usuários em todos os dias da semana, das 6h às 22h. Para utilizar as bicicletas é necessário fazer um cadastro no site, será realizado um débito caução de R$10,00 e será devolvido na hora do cancelamento do cadastro . a estimativa é que até o final do ano mais de 90 estações sejam implantadas na zona sul da cidade, em três anos a previsão é que os paulistanos tenham 300 pontos de empréstimo por toda a cidade, com 3.000 bicicletas disponíveis.

Veja a localização das estações de empréstimo 

Texto:
Renata Simond - rsimond@prefeitura.sp.gov.br
Foto:

Arquivo SEME

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!