Ação social de remo descobre talentos em Clube Escola

Confederação de Remo seleciona três alunos para treinar no Corinthians

A Confederação Brasileira de Remo (CBR) cedeu quarta-feira (19), em dois períodos, um caminhão com simuladores de remo, que “imitam” o movimento das águas. O equipamento é utilizado pelos atletas nos treinamentos e serviu para divulgar o esporte, além das finais do campeonato brasileiro da modalidade que acontecem nesse fim de semana. Os CDCs Ébano e Lourenço Cabrera receberam os “remoergômetros”, como são chamados os simuladores.

Durante o evento, três adolescentes acabaram se destacando na brincadeira com os simuladores e foram convidados a fazer um teste no Corinthians, clube que tem uma boa infraestrutura no esporte. Emerson Tavares da Silva, de 15 anos, e Flávia Alves Campano, de 13 anos, podem ser os futuros talentos do país no esporte. “Eu não conhecia muito o remo, mas como utiliza bastante a força, o físico, eu acabei me identificando”, conta Emerson.

Segundo Carlos Kléber, gestor regional da Coordenadoria de Gestão das Políticas e Programas de Esporte e Lazer (CGPE), as crianças dificilmente tem a oportunidade de conhecer represas, onde o remo é constantemente praticado. “Elas não conhecem o remo a fundo. Assim, com essas ações, o interesse pela modalidade pode ser despertado”, afirma.

Competição nacional de remo completa 110 anos

O campeonato brasileiro de remo irá ser disputado no próximo sábado (22) e domingo (23), a partir das 9h nos dois dias, na Raia Olímpica da Universidade de São Paulo (USP). O evento esportivo reunirá atleta de alto nível do país e será acompanhado pelos técnicos da seleção brasileira, José Oyarzabal e Julio Soares.

A Confederação Brasileira de Remo (CBR) promove há a disputa desde 1902, sendo o campeonato brasileiro mais antigo dentre todos os esportes nacionais. Serão 149 competidores em 17 categorias, sendo três de remo adaptado, divididas nos dois dias (veja a relação abaixo).

“A expectativa é por uma competição de altíssimo nível técnico, com a reunião de alguns dos melhores atletas do país. A estrutura da Raia Olímpica da USP é das melhores, oferecendo ótimas condições para que público venha curtir as disputas e os atletas se preocupem apenas em obter bons resultados”, comenta Wilson Reeberg, presidente da CBR.

Remadores da Seleção, como João Vitor dos Reis Zago e Leonardo Cocci Muffato, e ainda Nayara Furtado, atleta que já foi campeã Sul-Americana na categoria Double Skiff Junior e vice-campeã mundial de remo indoor, estarão presentes na competição.
 

No domingo, 33 ônibus levarão 1200 crianças para acompanhar o evento. Para os atletas, a USP disponibilizará alojamentos com preços simbólicos, aumentando a possibilidade de participação dos 24 clubes, vindo de dez estados e do Distrito Federal.

Abaixo, as categorias que são disputadas em cada dia:

Sábado: Skiff Feminino Peso-Leve, Double Skiff Masculino Peso-Leve, Quatro Sem Masculino Peso-Leve, Skiff Feminino, Dois Sem Masculino, Skiff Feminino Adaptado, Double Skiff Misto Adaptado, Four Skiff Masculino e Double Skiff Feminino.
 

Domingo: Dois Sem Masculino Peso-Leve, Four Skiff Masculino Peso-Leve, Skiff Masculino, Skiff Masculino Adaptado, Quatro Sem Masculino, Double Skiff Masculino, Four Skiff Feminino e Oito Com Masculino.

Texto:
Leandro Carrasco - lcarrasco@prefeitura.sp.gov.br

Foto:
Divulgação


Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!