Circuito Popular de Corrida de Rua acontece pela oitava vez em parque este ano

Em sua 26ª etapa, o Circuito reuniu cerca de dois mil competidores na manhã de domingo

O que fazer em uma manhã fria de domingo, com 12 graus Celsius de temperatura? Para duas mil pessoas a resposta é simples: correr. A 26ª etapa do Circuito Popular de Corrida de Rua, promovido pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (SEME), aconteceu no último domingo (30/09) no Parque Ecológico do Tietê. É a oitava prova do ano que acontece em parques (o do Tietê recebeu pela terceira vez o circuito).

Os competidores chegaram cedo para retirar o kit, com camiseta numerada e chips de cronometragem. Muitos ainda faziam um aquecimento coletivo, a fim de evitar lesões devido ao frio. Foram ainda disponibilizados mesas com copos de água, para a reidratação dos atletas.

Uma novidade desse circuito foi a separação entre corredores e quem faria caminhada. A corrida teve inicio às 8h00, entretanto apenas para os atletas que iriam correr. Em seguida, teve a largada para a caminhada para os 5 Km ao todo do percurso.

“A divisão foi feita para evitar acidentes, pois atrapalhava o pelotão da frente que tinha que desviar dos que caminhavam”, explica Solange Menzel, supervisora de eventos da Secretaria de Esportes e uma das organizadoras da corrida.

O vencedor da prova masculina foi Waldecir Delmonte Santos. O atleta terminou a prova com o tempo de 16 minutos e 57 segundos. “Foi uma prova cansativa, na qual só consegui assumir a liderança depois do segundo quilômetro”, explica Waldecir.

Já no feminino, o circuito foi completado em 20 minutos e 57 segundos, por Keila da Silva, representante da equipe da Guarda Civil Metropolitana. A corredora disse que se sente mais à vontade correndo em parques, já que a paisagem durante o percurso a anima ainda mais.

Corrida familiar

Além de servir de competição para muitos, as corridas de rua também ajudam diversas famílias a se reunirem nos fins de semana para disputarem as provas juntos. Um belíssimo exemplo é a “Família Buscapé”.

Criada em 2008 por Aguinaldo Amaro Júnior, ou apenas “Júnior”, de 33 anos, o grupo foi formado inicialmente por questões de saúde. “Minha mulher e eu precisávamos perder peso e melhorar a pressão alta, por isso decidimos correr as etapas”, lembra Júnior.

Com o tempo, o casal convidou a mãe de Júnior, irmãos, tios, amigos do trabalho, até que atualmente a “Familia” conta com 70 integrantes, entre adultos e crianças. No atual circuito, a maioria da turma disputou todas as etapas no ano.

“Além de disputar as provas, nós sempre procuramos fazer uma programação no local dos eventos para aproveitar o dia. Quando a corrida foi no Ipiranga, levamos toda a criançada para conhecer o Museu e a história do nosso país”, conta Ricardo Amaro, irmão mais novo de Júnior.

A preparação da família, que mora predominantemente no bairro do Imirim, zona norte da capital, é feita com um aquecimento para que todos possam correr sem dificuldades.

A próxima etapa será no dia 14 de outubro, na região da Casa Verde, também na zona norte. Como não podia deixar de ser, os Buscapés já confirmaram presença e provam que atitudes simples podem melhorar a vida e a relação de uma família inteira.

Texto:
Leandro Carrasco - lcarrasco@prefeitura.sp.gov.br

Foto:
Francisco Pinheiro - fbpinheiro@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!