Circuito Popular de Corridas de Rua da SEME reúne famílias inteiras em prol do esporte e lazer

Conheça agora a divertida história da Família Buscapé

Em cada etapa o Circuito Popular de Corridas de Rua da SEME atrai dois mil corredores. São vários atletas em busca do primeiro lugar no pódio e mais do que isso, encontramos famílias inteiras unidas pelo esporte, em busca de melhor qualidade de vida e de lazer.

Hoje vamos falar sobre este outro lado das Corridas de Rua, através da história da Família Buscapé, que conta com aproximadamente 70 integrantes, entre adultos, idosos e crianças.

A matriarca da família é Irai Araújo. Ela tem 58 anos e quatro filhos: Mylena, 35 anos, é casada com Johnson, mãe de dois filhos, com três enteados, residentes de Vila Nova Galvão. Júnior tem 33 anos, é casado com Thatiane, com quatro filhas e mora no Imirim. Suely, 33 anos, é casada com Fábio, está grávida de sete meses e mora no Jardim Santa Terezinha. E Ricardo, 31 anos, é casado com Cristiane, tem dois filhos, uma enteada e mora no Peri Novo.

O Circuito Popular de Corridas de Rua da SEME entrou em suas vidas naturalmente. Com etapas em várias regiões da cidade, sempre aos domingos, a família rapidamente começou a participar das provas. Ricardo explica: “O Júnior foi o primeiro a ter contato com as corridas e a fazer as inscrições. O circuito dá a oportunidade de todos conhecerem o esporte, principalmente porque em cada final de semana as provas acontecem em um local diferente. Estivemos presentes desde o primeiro ano do circuito da SEME e, exatamente por sempre participarmos, pudemos nos aproximar da coordenação dos eventos. Pretendemos continuar sempre participando do circuito. Graças às corridas temos mais união, saúde e descontração, vale apena acordar cedo aos domingos pra curtir com essa galera.”

Júnior foi o primeiro a ingressar no mundo das corridas, por isso ele comanda, ao lado de Ricardo e Mylena, a parte administrativa - de inscrições, compras, entre outras atividades - da Família Buscapé Sports. “O objetivo inicial de Júnior era emagrecer e controlar a pressão arterial. Havia também a vontade de participar da São Silvestre. O desafio e, na verdade, o incentivo foi ainda maior porque algumas pessoas não acreditavam que ele conseguiria. A prova foi completada por volta de 1 hora e 44 minutos.", relembram.

Após esse exemplo de superação de Júnior, os outros parentes começaram a correr, para acompanhá-lo e também praticar uma atividade saudável. “Sempre estávamos juntos em diversos eventos. A adesão foi natural.”
E da onde surgiu esse nome, "Família Buscapé"? O grupo responde: “Como nos desenhos, nossa família é muito animada, confusa, mas no final tudo dá certo, porque prezamos o amor um pelos outros. Imaginem tantas pessoas com várias crianças de todas as idades sempre saindo juntas...”

É assim que, desde 2008, a Família Buscapé participa de praticamente todas as etapas das Corridas de Rua. A relação entre eles e a Secretaria de Esportes é tão próxima que os coordenadores do programa da SEME, Márcio Ronco e Solange Menzel, contam que acompanharam a gestação e o nascimento de duas crianças da família. “Nossa família cresceu de todos os modos desde 2008. Até agora foram quatro gestações, duas acompanhadas por Solange e Márcio, pois a integrante Thatiane correu durante quase o período inteiro em que estava grávida. E, na segunda vez, foi sempre acompanhada por seu marido Júnior, que corria empurrando o carrinho de bebê com sua outra filha. Acho que essa relação tão próxima foi mesmo devido à participação em todas as etapas.” Ricardo explica.

Correr faz parte do dia-a-dia da Família Buscapé e Ricardo conta um pouco mais sobre a importância e as alegrias provenientes dessa união. “Correr em família é sensacional, trazemos a alegria de um almoço de domingo ou uma ceia de natal para as ruas. Além disso, a maioria das pessoas teve melhoras significativas na qualidade de vida, redução de medidas e todos jogaram para longe o sedentarismo.”

A Família Buscapé Sports possui página no Facebook e site e, sobre o assunto, comentam: “Nosso Facebook foi criado para divulgar as corridas e momentos especiais da equipe. Claro que essa mídia social ajuda muito na busca por corredores e espero que nossa grande família seja sempre motivação para novos atletas. Já temos dois vizinhos que começaram a correr com a Família Buscapé. Uma família de pai, mãe e três filhos e a outra de pai e dois filhos."

Como os Buscapés estão sempre prontos para incentivar a prática de atividades físicas, esta entrevista não poderia terminar de modo diferente que não com mais uma frase motivacional, utilizada por eles, para convencer os sedentários a sair do sofá. “Dê o primeiro passo... Movimente-se, quer motivação? Venha com a nossa família!”, bem-humorado, o grupo finaliza.


 


Texto
:
Vanessa Dini - vdini@prefeitura.sp.gov.br
Fotos:
Francisco Pinheiro - fbpinheiro@prefeitura.sp.gov.br e Arquivo Pessoal da Família Buscapé

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!