No dia do Atletismo, COTP aparece como referência no esporte

9 de outubro é comemorado o dia da modalidade mais antiga da humanidade

Na última terça-feira, dia 9, comemora-se o dia do Atletismo. O esporte, que é disputado há mais de 2700 anos, vem sendo um dos destaques da equipe do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP). Foram diversos títulos estaduais, desde a categoria mirim até a adulta, além de fornecer corredores à seleção brasileira.

No próximo fim de semana será disputado o Campeonato Brasileiro Mirim (15, 16 e 17 anos), onde o COTP tem 12 atletas representando a seleção paulista. “Isso mostra o quanto nossos treinamentos forma atletas de alto rendimento, já que também conquistamos diversos campeonatos por equipe ao longo dos anos”, analisa o supervisor técnico de atletismo no COTP, Victor Fernandes.

Além de ser forte na infraestrutura de base do esporte, o Cento Olímpico já formou atletas que disputaram as Olimpíadas de Barcelona (1992) e Atlanta (1996), como o ex-corredor Clodoaldo Lopes do Carmo, hoje técnico da seleção brasileira.

Entretanto, a modalidade não trás apenas a realização pessoal e dos clubes. Como em tudo na vida, apenas os melhores se destacam e seguem a vida correndo profissionalmente. Contudo, a maioria dos que “ficaram para trás” consegue bolsas de estudos em universidades, e atualmente exercem as mais variadas profissões.

“A maioria dos atletas chega às universidades por meio do esporte. Muitos fizeram desde faculdade de direito até educação física, e seguiram com suas vidas”, conta Ricardo de Souza Barros, técnico do COTP há 30 anos.

História do esporte

O Atletismo é considerado o esporte mais antigo da humanidade, já que ele envolve os movimentos básicos do ser humano: caminhar, correr, saltar e arremessar, desde 776 a.C. Ele é dividido em três modalidades: corrida, lançamentos e saltos.

Não se sabe precisamente porque ele é comemorado no dia 9 de outubro (já que existem outras fontes que falam que o dia é comemorado no dia 12), mas é preciso muita força física e explosão para participar de um dos esportes mais empolgantes do mundo, que atrai milhões de pessoas para assistir uma simples disputa de “quem chega primeiro”.

A Maratona, prova mais nobre do esporte, possui até lenda para explicar a sua existência: um soldado grego, Filípides, fora escolhido para anunciar que os helenos haviam vencido uma batalha contra os persas na Antiga Grécia. O corredor, após percorrer os 42 km sem parar entre a planície de Maratona (o local da batalha) até a cidade de Atenas, conseguira comunicar sobre a vitória e logo em seguida, faleceu devido ao esforço.
Portanto são essas místicas e admiração pelo esporte, que fazem do Atletismo um esporte fascinante e popular. Participe você também !

 

Clique AQUI para ampliar o gráfico a seguir

 

 

 

 

 

 

 

Texto:
Leandro Carrasco - lcarrasco@prefeitura.sp.gov.br

Foto:
Arquivo SEME

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!