Taça Cidade de São Paulo chega às finais

Campeonato, após seis meses, realizará as finais das categorias pré-mirim e juvenil no Pacaembu

As finais da Taça Cidade de São Paulo serão disputadas no Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu) no próximo dia 13/10. As categorias pré-mirim (9 e 10 anos) e juvenil (15 e 16 anos) jogarão em busca do título a partir das 9h00. A entrada é gratuita.

Na final dos pequenos, as equipes “Fut Talento”, da Vila Formosa (zona leste) e Pequeninos do Jockey, da Vila Sônia (zona oeste), conseguiram a classificação de forma suada. A primeira passou nas semis com o placar de 2x0 sobre o time Vila Missionária. Já o “Pequeninos do Jockey” conseguiu derrotar o “São Caetano Grajaú” por 3x1. “Os jogadores estão bem ansiosos, mas estamos trabalhando o lado psicológico, deixando eles brincarem no Pacaembu”, afirma o técnico do Pequeninos do Jockey, Carlos Alberto Fernandes.
 

Já a decisão da categoria juvenil, caberá ao time “Guarulhos” ou o “Águia Negra” a responsabilidade de levantar a taça da competição. Um exemplo da expectativa das equipes é que o “Guarulhos” irá concentrar seus atletas em uma pousada conveniada a partir de quarta-feira pela manhã até o dia da partida.
 

“O time está bem entusiasmado, já que será nossa primeira final e no Pacaembu. Mesmo estando invictos [o time ganhou todos os jogos], temos que respeitar o adversário que fez um bom trabalho para chegar a final”, conta Daniel Ochoa, técnico e coordenador do “Guarulhos”.
 

No intervalo de cada jogo haverá uma cerimônia de plantio de árvore, aludindo à "Taça Mais Verde" (ver texto abaixo) que integra o evento.
 

O campeonato

A Taça Cidade de São Paulo, organizada pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME), alcançou seu 24º torneio em 2012, com 400 equipes em quatro categorias (Pré-Mirim, Mirim, Infantil e Juvenil) disputando jogos nas cinco regiões da cidade. Criada em 1989, a Taça pretende incluir os jovens sociamente através do esporte, além de conscientizá-los sobre o meio-ambiente e seu papel de cidadão, adotando medidas que vão desde o plantio de árvores até a visitação em parque.

A competição tem a participação de unidades esportivas da SEME, clubes, associações, academias e grupos organizados, inclusive de outras regiões da Grande São Paulo. Há uma etapa inicial disputada entre as equipes de cada região (Centro, Norte, Oeste, Sul e Leste) para ver quem passa para a fase municipal. Em seguida as equipes disputam essa eliminatória, a fim de se classificarem para as finais do campeonato, feitas em oitavas, quartas, semi e final.

Em meio à pontuação, existe um diferencial no critério de desempate da Taça em relação a outras competições. Em 2009, foi incorporado ao regulamento do campeonato um artigo que trata da conscientização ambiental que os organizadores propõem aos atletas. A ‘Pontuação Verde’ é calculada pelas ações como plantio de árvores, recolhimento de materiais recicláveis na comunidade, visitação a parques para os atletas conhecerem mais o meio ambiente e uma ação que fica a escolha do time. Cada uma dessas atividades rende 0,2 pontos e serve como principal critério de desempate caso as equipes tenham a mesma posição na tabela final.

Serviço:
Sábado (13/10), a partir das 9h
Praça Charles Miller, s/nº - Pacaembu
Entrada Franca

Maiores informações:
Prefeitura.sp.gov.br/seme/CGPE/TacaSaoPaulo

 

Texto:
Leandro Carrasco - lcarrasco@prefeitura.sp.gov.br

Foto:
Francisco Pinheiro - fbpinheiro@prefeitura.sp.gov.br
Iule Karalkovas - iulekaralkovas@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!