13 de Outubro – Dia do Fisioterapeuta

Um dia para homenagear estes profissionais

Quem não se recorda da cena chocante de Ronaldo Fenômeno se contorcendo no gramado após pisar num buraco do campo na partida contra o Lecee no ano 2000? O joelho do craque sofreu uma torção e rompeu o tendão patelar. Seis meses depois, voltando aos gramados, o brasileiro lesionou-se novamente, agora rompendo o tendão por completo. A recuperação do Fenômeno consistiu-se em cirurgia e muita, muita fisioterapia.
Sem sombra de dúvidas, o jogador não voltaria aos gramados mostrando todo seu talento senão graças às sessões fisioterápicas realizadas diariamente.

O profissional responsável por esta atividade é o fisioterapeuta, que tem um dia só para ele, celebrado em 13 de outubro.
Há milhares de profissionais espalhados pelo Brasil, mas aqui no Centro de Traumatologia do Esporte do COTP, estes fisioterapeutas dedicam-se aos atletas e funcionários que passam aqui boa parte do dia.
Juliana da Silva Pena faz parte da equipe desde 2010 e diz que nunca duvidou da profissão que gostaria de seguir. Juliana ainda contou um pouco do dia-a-dia na clínica. “Aqui nós cuidamos de pessoas lesionadas, casos de pós operatório e prevenções”, discorre.
A profissional ainda recomenda a fisioterapia em casos de pré operatório. “Se for possível, o paciente pode e deve realizar sessões de fisioterapia antes do procedimento cirúrgico. O resultado é uma recuperação muito mais rápida e eficiente”, alerta.
A Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação se orgulha de seus profissionais e parabeniza os fisioterapeutas por realizarem esta nobre missão de ajudar em um novo passo, um abraço, um recomeço.

Texto:
Nayara Rios - narios@prefeitura.sp.gov.br
Foto:
Paulo Dias- psdias@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!