Taça Cidade SP terá mais duas finais no domingo

As categorias mirim e infantil irão disputar o título no Pacaembu; Ex-time de Leandro Damião busca bicampeonato

Depois das etapas municipais e das eliminatórias, enfim, a Taça Cidade de São Paulo Masculina chegou as finais nas categorias mirim e infantil. O tão cobiçado troféu irá ser disputado no próximo domingo (21/10), após seis meses de competição, no Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu), a partir das 14h. A entrada será gratuita ao público.

A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Recreação traz um levantamento do retrospecto dos quatro times que jogarão e seus principais destaques no ano:

Categoria Mirim

Estrela da Saúde

O time do Jardim Ângela, zona sul da cidade, está no final pela terceira vez em sua história, sendo que nas duas últimas decisões, conquistou o título na categoria juvenil (2005) e mirim (2008). Na equipe campeã de sete anos atrás, o jogador que se destacou foi Leandro Damião, hoje centroavante titular do Internacional e da Seleção Brasileira.

Em busca do bicampeonato, o Estrela da Saúde conta com um forte meio de campo, além de um sistema defensivo compacto. “Há algumas diferenças entre o time campeão de 2005 e o nosso atual. Por terem um atacante como o ‘Damião’, a equipe era mais ofensiva que a atual, entretanto possuímos uma defesa consistente, que sofreu poucos gols”, analisa o técnico Lenilson Pereira.

O time de fato só tomou dois gols em toda a competição e vem com tudo para a final. O artilheiro da equipe é o meia Cleison Araújo, com oito gols.

E.F. Famux

Além de finalistas do campeonato, todos os times dão exemplos na área social, já que estimulam a criançada a melhorar seu rendimento na escola. O E.F. Famux é um clube do Parque Panamericano que faz com que tanto comissão técnica quanto as famílias dos jogadores, se unam para que os jovens dediquem-se ao esporte e estudos.

Um dos casos é o do goleiro Diego Kamicado, de 13 anos. No começo do ano, Diego estava de recuperação no colégio. A mãe do garoto teve que retirá-lo do time, mesmo depois do técnico Ronaldo Teodoro insistir para que o goleirinho melhorasse na escola.

Após alguns meses, pela vontade de retornar ao gol do da equipe da zona oeste, Diego recuperou- se e passou de ano sem recuperação alguma. “Agora que ele está com boas notas, vou deixar ele participar do time ano que vem”, garante a mãe do goleiro, Cristiane Kamicado.

São histórias como essa que fizeram o Famux ser um time de sucesso, estando invicto ainda na Taça. Com um ataque poderoso, a equipe marcou incríveis 17 gols e não sofreu nenhum em cinco jogos. 

Categoria Infantil

Jardim Penha

As poucas condições de trabalho e o esforço comunitário fizeram com que o Jardim Penha chegasse a sua primeira final na competição. Segundo Evaldo Pereira da Silva, técnico e presidente do clube, o time da zona leste inscreveu na SEME em 2005 e desde então todas as ações feitas são voluntárias. “Mesmo sem apoio, nós lutamos muito para estar nessa decisão e fomos recompensados”, com Evaldo.

Com 11 gols marcados e três sofridos, a equipe mostra um bom equilíbrio e ainda possui Lucas Rodrigues, atacante com nove gols na Taça. Fora de campo, apoio não faltará, já que cinco ônibus foram disponibilizados para levar a torcida ao Pacaembu no domingo.

Pequeninos do Jockey

O clube da Vila Sônia é um dos mais tradicionais da Taça Cidade de SP, sendo cinco vezes campeão em três categorias desde 2008. A atual equipe mirim pode se tornar tricampeã da competição, e vem confiante em busca do título.

Os “pequeninos” terão toda uma preparação especial para a partida, com direito a uma palestra com jogadores profissionais que já vestiram a camisa do clube, como Diogo (Olympiakos F.C, da Grécia) e Fabinho (Cruzeiro), no sábado (20/10). No dia da decisão, haverá um almoço junto com a família dos atletas. “Estamos trabalhando o lado psicológico dos meninos, para que possam entrar relaxados em campo”, conta o técnico Kleber Reis de Almeida.

Mesmo com um forte setor ofensivo, totalizando 17 gols em seis jogos, a defesa do clube foi vazada em seis oportunidades. Entretanto, o time não sabe o que é perder na atual edição da Taça. Os atacantes Gustavo Henrique e Luis Felipe Aidar, com sete e seis gols, respectivamente, são as armas do “Pequeninos” para alcançar o tricampeonato.

Serviço:
Sábado (13/10), a partir das 14h
Praça Charles Miller, s/nº - Pacaembu
Entrada Franca.

14h – Estrela da Saúde x E.F. Famux
15h – Jardim Penha x Pequeninos do Jockey
 

Maiores informações:
Prefeitura.sp.gov.br/seme/CGPE/TacaSaoPaulo
 

Texto:
Leandro Carrasco - lcarrasco@prefeitura.sp.gov.br

Foto:
Renata Simond – rsimond@prefeitura.sp.gov.br
 

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!