Com 67 anos de história, ONU atua em parceria com o Clube Escola

Unesco, braço de educação e cultura das Nações Unidas, realiza pesquisas que auxiliam na melhoria da metodologia pedagógica nos centros esportivos

Segunda Guerra Mundial: o conflito que marcou a metade do século XX, com cidades completamente destruídas, a população passando fome, além da morte de mais de 45 milhões de morto em todo o planeta. O clima era de incerteza, sem saber em qual rumo o planeta seguiria após a batalha que se iniciara em 1939 e se encerrou seis anos depois. O que fazer?

Com o espírito de zelar pela paz mundial, a Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada no dia 24 de outubro de 1945, há exatos 67 anos. O nome da organização é originado da Carta das Nações Unidas, feita pelo presidente norte-americano da época, Franklin Roosevelt, assinado por representantes de 50 países, como China, EUA e União Soviética.

Assim que criada, as Nações Unidas fundaram ramificações da sua estrutura para cuidar das mais diversas áreas. A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) é o “braço” que cuida de estudos do desenvolvimento intelectual dos atuais 193 países-membros, auxiliando-os nas soluções de problemas que existem na sociedade.

Buscando a parceria desses institutos, a Secretaria de Esporte, Lazer e Recreação (SEME) tem um acordo de cooperação com a UNESCO, desde o ano passado, na qual são realizadas pesquisas com os diretores e gestores dos Clubes Escola para melhoria da gestão desses centros esportivos. “Essa união irá até 2015 e pretendemos escrever propostas pedagógicas, capacitar ainda mais os professores dos clubes para melhor a metodologia das aulas” explica Sheila Aparecida, especialista em informações técnicas, culturais e desportivas da SEME, coordenadora da iniciativa.

A união já rendeu frutos: em junho desse ano, foi realizado um seminário (link do seminário) sobre a avaliação do esporte na contribuição ao desenvolvimento social e contou com grandes especialistas na área de pedagogia e esporte, assunto que engloba os Clubes Escola em sua essência. Fora isso, outros resultados podem ser vistos, como conta a diretora do C.E.s do Jardim São Paulo, Ana Schiesari.

Após a visita dos pesquisadores da UNESCO, os professores passaram a ter um melhor aproveitamento em suas classes, pois se organizavam de uma melhor maneira. Com diagnóstico já finalizado, o próximo passo da parceria é iniciar a construção da metodologia pedagógica definitiva para a atuação dos profissionais de educação física e a implementação de indicadores que ajudem a “medir” a influência das atividades no desenvolvimento pessoal dos alunos em idade escolar.

A ONU procura exercer ações que valorizam os direitos humanos e todo o bem-estar da sociedade mundial. Na África, continente com uma das maiores desigualdades, a UNESCO realizou a Sexta Conferência Internacional de Jovens e Adultos (CONFINTEA VI), que tem como proposta “proporcionar uma importante plataforma para o diálogo sobre políticas e promoção da aprendizagem de adultos e jovens na educação não formal em âmbito global”, segundo o próprio site da entidade. Feito em 53 países-membros, como Angola e Camarões, o projeto de 2009 já ajudou milhares de adolescentes e também foi implementado em vários outros países.

Texto:
Leandro Carrasco - lcarrasco@prefeitura.sp.gov.br

Foto:
Divulgação

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