Novo espaço para leitura marca celebração do Dia do Livro no Clube Escola

Em parceria inédita com o Rotary, Clube Escola Vila Independência inaugura nova área no dia 6/11; Biblioteca da SEME também oferece acervo com mais de 2 mil livros;

Dia 29 de outubro foi instituído no calendário nacional como o Dia do Livro. Nesta mesma data, em 1810, a Real Biblioteca Portuguesa era transferida para o Brasil, marcando o nascimento da Biblioteca Nacional e o marco histórico que instituiu a celebração para sempre no país. Em um mercado editorial que atualmente movimenta R$ 4,8 bilhões e aproximadamente 500 editoras ativas, a Secretaria de Esportes também tem contribuído para a difusão da leitura e de obras raras, que ajudam a compor parte deste montante.
 

É o caso do Clube Escola Vila Independência, na zona sul de São Paulo. A partir do dia seis de novembro, às 15h, será aberto um novo espaço de leitura e atividades para as famílias paulistanas. O Clube Escola Vila Independência cedeu o espaço e o Projeto Ler, organizado pelo Rotary, vai movimentar ainda mais a região. “É um projeto pioneiro e estamos todos animados, porque além de trazer mais visitantes ao Clube, é uma forma de levar educação e lazer para a comunidade”, revela o diretor do Vila Independência, Aguinaldo Wagner Boskatte Jr.

A nova sala de leitura será composta de livros, tanto de literatura como de pesquisa, e brinquedos educativos, todos doados pela comunidade do bairro e pelo Rotary. Durante todo o dia monitores ficarão no local para ajudar e acompanhar os pequenos leitores na interpretação de textos e com conversas a respeito das histórias. Além disso, a intenção dos organizadores do projeto é fazer também um concurso de redação, para incentivar a criatividade das crianças, e uma apresentação teatral.

O Projeto Ler funcionará de terça a domingo, das 8h às 16h, e podem frequentá-lo pessoas de todas as idades. “Nosso grande objetivo é intensificar a leitura. Atualmente as crianças saem da escola sem saber ler ou interpretar um texto e mesmo a internet acaba prejudicando a escrita. Ler ajuda as pessoas a crescer intelectualmente, a escrever melhor e até a sonhar mais, afinal, através dos livros as pessoas descobrem novos mundos.” Explica a coordenadora do projeto, Adelaide Priami.
 

Acervo da CEDOC tem mais de 2 mil livros

A Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação também possui um Centro de Documentação e Biblioteca (CEDOC), que além de apoiar as atividades esportivas, possui um acervo de 2227 livros, 145 CDs, 385 DVDs, 13 livros digitais, 217 folhetos, 5 folhetos digitais, 91 fitas VHS, 458 vídeos e 24 normas técnicas acessíveis ao público. No Dia Do Livro, a biblioteca pretende fazer uma pequena exposição e um vídeo sobre o livro digital.

Para conferir a programação especial do CEDOC para o Dia Nacional do Livro, é só clicar aqui.
 

Bosque da Leitura também é opção em Parque Esportivo

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e a Secretaria de Serviços e Obras (DEPAVE), também proporcionam momentos dedicados à leitura. O programa Bosque da Leitura oferece ao público, espaço destinado ao acesso à informação. Hoje, 13 pontos de leitura funcionam de sábado e domingo, das 10h às 16h. Um dos espaços disponíveis fica dentro do Parque Esportivo dos Trabalhadores, unidade esportiva administrada pela SEME desde 2008.
 

Serviços:

Centro de Documentação e Biblioteca -CEDOC
Av. Ibirapuera, 1315 - Vila Clementino
Tel: 3396-6453
Horário de Funcionamento:
Das 7h às 17h, de 2ª a 6ª.

Clube Escola Vila Independência: Rua das Municipalidades, 10 – Ipiranga
Fone: 2060-0814
Link com o endereço e horário de atendimento do Bosque da Leitura.

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/bosque_leitura/
 

Texto:
Thiago Moraes - thimoraes@prefeitura.sp.gov.br
Vanessa Dini- vdini@prefeitura.sp.gov.br

Foto:
Thiago Moraes- thimoraes@prefeitura.sp.gov.br
 

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!