Copa de futebol amador promove socialização no bairro da Cangaíba

Em sua segunda edição, torneio reúne 24 equipes da região e atrai toda a comunidade

Há sete anos, uma Organização Não-Governamental (ONG) foi criada na região da Cangaíba, zona leste de São Paulo, com a finalidade de socializar e fortalecer os laços da população local. Com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Recreação (SEME), a Associação Beneficente Cultural Esportiva na Boca do Povo do Estado de São Paulo realizou o desejo de criar a Copa Cangaíba de Futebol Amador, campeonato disputado por 24 equipes de diferentes vilas que compõem o bairro, fora os mais de 600 jogadores que a disputam.

O projeto inicial nasceu de uma escolinha de futebol para crianças e adolescentes, o Boca do Povo. “Era preciso criar uma forma para integrar os pais dos jovens a participar das ações tanto da escolinha, quanto da Cangaíba”, explica Luiz Carlos da Silva Ferreira, presidente da ONG e um dos principais idealizadores do movimento.

Assim, a Copa é realizada todas as terças, quintas e sextas-feiras no Clube da Comunidade (CDC) Jardim Jaú, próximo à região da Penha. As partidas são jogadas a noite, das 21h às 23h. Em formato de eliminatórias, os 24 times são separados em dois grupos, na qual todos jogam contra todos. Em seguida, os oito melhores colocados de cada grupo irão compor as oitavas de final, que segue na forma de mata-mata até a grande final.

Segundo o vice-presidente da ONG na Boca do Povo, Agustinho dos Santos Filho, a Copa ajudou a reunir toda a comunidade nos jogos e resgatou a história de cada vila da Cagaíba. “Por ser uma copa gratuita, todos querem participar. Até bairros vizinhos estão nos pedindo para serem incluídos”, conta o vice-presidente.

Atualmente, a Copa está em sua segunda edição e teve seu início no último dia 16 desse mês. O campeão da edição passada foi o time “Noisquetá F.C.”, que ganhou do tradicional time da “Piratininga” na final, quando a primeira Copa ocorreu nos meses de setembro a novembro do ano passado.

Copa Infantil

Devido ao sucesso com que a Copa Cangaíba foi realizada, os organizadores agora estão criando um campeonato de férias para as crianças e adolescentes do bairro. O “Projeto de Férias Infanto-Juvenil Masculino e Feminino” será composto por 20 times, com jovens de 7 a 17 anos na edição masculina e de 15 a 17 anos na versão feminina. “Éramos cobrados pela criançada para promover um torneio também para eles”, diz Agustinho.

Os meninos e meninas serão separados por categorias e terão as partidas jogadas no CDC do Manoel Vidigal, também próximo a região da Penha. Os jogos ainda promoverão palestras educativas para a “molecada”. Como mostra Luiz Carlos, a parte social do projeto tem por objetivo retirar as crianças da rua e levá-las a ocupar o tempo livre.

Texto:
Leandro Carrasco - lcarrasco@prefeitura.sp.gov.br

Foto:
Divulgação

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!