Garota de apenas 13 anos assume ponta da Copa Sampa Skate

Sensação do torneio, Pâmela Rosa desbancou Jaqueline Damasceno, na última prova; novo duelo ocorre neste fim de semana no Jardim Ângela

O fim de semana terá clima de decisão. E não só na política, mas também no skate, segundo esporte mais praticado no País, depois do futebol. A liderança da Copa Sampa Skate terá uma acirrada disputa entre duas meninas. De um lado, Jaqueline Damasceno, de 20 anos, que ocupava a primeira colocação até a última etapa. De outro, a atual campeã e sensação do torneio, Pâmela Leite Rosa, de apenas 13 anos, que venceu a última etapa e desbancou Jaqueline.
A prova que marca o começo da reta final da Copa Sampa Skate será disputada neste sábado (27) e domingo (28), nas rampas do Jardim Ângela. Faltam quatro etapas para o final do campeonato. A Copa Sampa Skate chega pela primeira vez no ano à zona sul e vai apresentar aos participantes uma pista nova.


CONTUSÃO


Jacqueline Damasceno liderou o ranking até a última etapa, mas, por conta de uma torção no tornozelo, não conseguiu chegar ao pódio e perdeu a primeira posição para Pâmela. A torcida que lotou a Skate City semana passada foi ao delírio quando saiu à classificação final, que determinou a troca de lugares.
O campeonato realizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação está na 12ª etapa e terá o horário alterado no domingo (28) por conta do 2º turno da eleição municipal: as provas começarão às 12h.
As competidoras garantem que o clima de disputa existe apenas na pista. Jacqueline participa da Copa Sampa Skate desde 2009 e Pâmela chegou um ano depois.


PRIMEIRO SKATE


Apesar da diferença de idade, as duas são skatistas experientes. A líder do ranking começou a andar aos oito anos, acompanhada de um amigo. “Desde que conheceu o skate ela não parava de pedir para andar com os meninos. Ela fez isso por 15 dias seguidos e acabei convencida a lhe dar o primeiro skate”, conta Evânia da Silva Rosa, mãe de Pâmela.


Ela lembra que o dinheiro gasto no skate estava reservado para pagar uma conta de energia elétrica. “Valeu a pena. Ela ganhou o skate numa quarta-feira e três dias depois já era campeã de um pequeno campeonato de São José dos Campos”, cidade em que Pâmela nasceu, recorda a mãe.


Já no ano de estreia na Copa Sampa Skate foi campeã da categoria de iniciação, chamada feminino 2. No ano seguinte, levantou a taça na categoria feminino 1 e passou a ser considerada por Márcio Tanabe, organizador do evento e presidente da Associação Ativação, um fenômeno do skate. “A Pâmela é nossa maior descoberta nos últimos anos. Além de muita determinação, ela possui uma facilidade natural para desenvolver suas manobras”, afirma.


DIFICULDADES FINANCEIRAS


Apesar de nova, Pâmela já acumula conquistas. É a atual campeã brasileira, duas vezes vencedora do Circuito Volta Redonda de Skate e de outras competições, e está muito perto de chegar ao bicampeonato na Copa Sampa Skate. “Eu quero muito! Às vezes temos dificuldades financeiras para ir a todas as etapas, mas damos um jeito”, conta a garota.


A mãe comemora e diz que o campeonato rendeu também excelentes amigos. “O Sampa se tornou uma família para a gente, que vai dos meninos e meninas que competem, como a Jacqueline, até o locutor e o pessoal da organização.”
“Histórias como a de Pâmela e Jacqueline mostram que a Copa Sampa Skate está no caminho certo, e o segundo esporte mais praticado no País é destaque dentro das políticas públicas da SEME”, diz Antonio Moreno Neto, secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação.


Jacqueline afirma que não desistiu do título e promete dar trabalho à rival. “Ela já anda em um nível incrível, e essa torção me pegou de surpresa, mas ainda estou na briga”, avisa. Jacqueline afirma que é bom para o skate feminino que ocorram histórias como a de Pâmela. “É muito bom ver como ela está andando bem. É muito bom ver como as gerações do skate feminino estão melhorando. Quando eu comecei não era assim!”

Serviço:

12ª etapa da Copa Sampa Skate
Praça das Letras Musicais, s/nº, Jardim Ângela- altura do número 900 da Av. Guavirutuba (continuação da Av Guarapiranga)
As inscrições são gratuitas e feitas no dia da competição. No sábado, a partir das 8h, e no domingo, a partir das 12h.
Sábado das 10h às 19h
Domingo das 12h às 18h.


http://www.sampaskate.com.br 
http://www.facebook.com/SampaSkate 


Texto:
Paulo Gervino - pantar@prefeitura.sp.gov.br
Foto:
Pamela Leite Rosa - Arquivo pessoal

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no teu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!