14 a 20 de Novembro: Comemore com a SEME a Semana da Capoeira

Aulas gratuitas da modalidade são oferecidas em 15 Clubes Escola; conheça um pouco mais sobre esta expressão cultural brasileira

A Semana da Capoeira, na cidade de São Paulo, é comemorada entre os dias 14 e 20 de novembro. Expressão popular brasileira, que mistura artes marciais, música e esporte, a capoeira surgiu na época em que o Brasil ainda era colônia de Portugal e a escravidão era permitida.

Os escravos, como bem se sabe, sofriam abusos a todo instante mas, além disso, eram proibidos de praticar lutas, esportes ou de fazer qualquer tipo de manifestação cultural. A capoeira surgiu nesse período como forma de expressão adaptada, pois assim, a partir de músicas e movimentos corporais vindos de tradições africanas, os escravos podiam preservar sua cultura e aliviar o estresse. A capoeira foi proibida no Brasil até 1930, pois o governo acreditava que sua prática incitava a violência. Mas, os adeptos já eram muitos e a arte cresceu a cada ano no país.

A capoeira possui três estilos: Angola (música lenta, golpes próximos ao solo), Regional (movimentos mais rápidos, secos, sem acrobacias e, na parte musical, o acréscimo do berimbau) e Contemporânea (mais praticada atualmente, utiliza movimentos dos dois estilos anteriores).

O equilíbrio, a força e a disciplina são favorecidos pela prática da capoeira. As funções cognitivas são ampliadas, assim como o controle emocional. O esporte também difunde mais a defesa do que o ataque, o que influencia no comportamento, através do ato de refletir, pensar antes de agir. Como atividade física, o praticante gasta cerca de 500 calorias em apenas uma hora de exercícios, que ajudam também a melhorar a flexibilidade da musculatura.

Romildes Júnior dá aulas de Capoeira no Clube Escola Jardim Noêmia há 5 anos e conta um pouco mais sobre o esporte. “Aqui no Clube tenho cerca de 110 alunos e turmas de sete a nove e de dez a doze anos de idade. Eu faço parte de um grupo de capoeira, além de ter aprendido a arte na faculdade, e tento repassar o aprendizado da melhor maneira possível aos alunos. Através da capoeira eles praticam atividades diferentes das que fariam no seu dia a dia, como a parada de mãos e exercícios de lateralidade, mas acredito que o grande benefício para as crianças são os laços de amizade que eles criam durante as aulas.”

Ficou com vontade de praticar a famosa arte brasileira? Confira aqui os telefones e endereços dos quinze Clubes Escola que oferecem, gratuitamente, aulas de capoeira e participe!


Texto:
Vanessa Dini - vdini@prefeitura.sp.gov.br
Fotos (C.E. Lapa):
Francisco Pinheiro - fbpinheiro@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!