19 de Novembro, Dia mundial do Xadrez

Conheça um pouco da modalidade e saiba onde pratica-lá

 Talvez você não saiba, mas dia 19 de Novembro é o dia mundial do Xadrez. O jogo, segundo historiadores é derivado do chaturanga, jogo de tabuleiro praticado na Índia, porém a origem possui controvérsias.

O xadrez como praticamos hoje, surgiu na Europa, durante o renascimento. A data, 19 de novembro é o aniversário de Jose Raúl Capablanca, cubano detentor do título mundial de xadrez entre 1921 e 1927.

O jogo é disputado num tabuleiro, com 16 peças de formatos e carcteristicas diferentes entre dois jogadores, o objetivo é dar o xeque-mate, lance que dá fim a partida, quando o rei está sendo atacado por uma ou mais peças e não pode permanecer e nem sair da sua casa.

O Brasil possui grandes atletas da modalidade, entre eles podemos destacar Rafael Leitão pentacampeão brasileiro, Gilberto Milos e Henrique Mecking, que em 1977 foi considerado o terceiro melhor xadrezista do mundo pelo ranking da FIDE (Federação Internacional de Xadrez).

O Clube Escola Barra Funda oferece gratuitamente a modalidade que segundo Fábio Bernardo, pós-graduado em jogos de raciocínio lógico, é uma ginástica para a mente. “O xadrez estimula a memória, concentração, atenção e o raciocínio”, afirma Fábio.

Mas se engana quem pensa que o xadrez desenvolve apenas o cognitivo, na modalidade relâmpago, onde o tempo para realizar uma jogada é reduzido, a velocidade e a coordenação motora também são desenvolvidos.

Aproveite o dia do xadrez e comece a prática do jogo. É bom para a mente e para o corpo.

CLUBE ESCOLA BARRA FUNDA
Rua Anhanguera, 484 – Barra Funda
Fone: 3392-5592

Texto:
Rafael Silva - raaugusto@prefeitura.sp.gov.br

Fotos:
Francisco Pinheiro - fbpinheiro@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no teu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!