14 de novembro: Dia mundial do Diabetes, saiba como o esporte pode contribuir para a prevenção e o controle.

Mais de 12 milhões de pessoas possuem a doença, veja como não fazer parte desse time.

Em 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes. A data foi definida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e introduzida no calendário em 1991. A intenção da data é chamar a atenção para o alarmante crescimento do diabetes em todo o mundo. E não á para menos, segundo dados a IDF pelo menos 366 milhões de pessoas têm diabetes em todo o mundo e cerca de quatro milhões morrem por ano por causa da doença. No Brasil o numero já ultrapassou doze milhões de pessoas e o numero vem crescendo cada vez mais.

A prática do esporte pode evitar e ajudar a controlar Diabetes, o Dr. Rodrigo Resende especializado em medicina esportiva, conta como o esporte pode contribuir. “Quem pratica atividade física consome mais energia e mais glicose e mantém a regulação de açúcar no sangue mais afinada, mais certinha no organismo, assim acaba prevenindo a Diabetes . Para quem já tem a doença os exercícios impedem que o açúcar fique armazenado no fígado, no músculo e na corrente sanguínea. A pessoa passa a tomar menos remédios e ganha mais disposição. Outro fator que a atividade física ajuda no diabético é a parte circulatória nervosa. Quem tem diabetes tem lesão vascular dos nervos periféricos e com a atividade física evita ter essa alteração nos micro vasos”.

Todos os esportes são aconselháveis para prevenir e controlar a Diabetes, pois todos ajudam na queima da glicose, porém as atividades aeróbicas são mais recomendadas porque consomem mais energia. “Os aeróbicos têm mais benefícios para os diabéticos, eles consomem mais a glicose. Então você tem um melhor controle. Quem tem diabetes e faz uma corrida, uma caminhada, anda de bicicleta, faz natação pode controlar melhor a dose de medicamentos. Os exercícios resistidos, que são os exercícios de musculação, também ajudam, porque eles vão estimular o músculo e também vai consumir a glicose, impedindo que ela se acumule“. Mas antes de iniciar uma atividade é bom ter o acompanhamento de um médico e prestar atenção em algumas recomendações dadas pelo Dr. Rodrigo. “A gente indica para comer algo depois de fazer atividade física, pode ser uma fruta ou uma barra de cereal, nunca fazer exercício em jejum, sempre controlar a quantidade de açúcar antes e depois do exercício e sempre ter uma balinha ou um saquinho de mel no bolso”.

O que é diabetes?

Diabetes é a elevação de glicose no sangue. Quando ingerimos um alimento ele sofre digestão no intestino, se transforma em açúcar (Glicose) e é absorvido pelo sangue. A Glicose é utilizada como energia para o corpo e controlada por uma substância chamada insulina que é produzida no pâncreas. Quando a glicose não é absorvida corretamente ela pode ficar acumulada no sangue causando a hiperglicemia, também conhecida como Diabetes. Existem dois tipos de Diabetes, 1 e 2, o tipo 1 é mais comum entre crianças e adolescentes e é preciso aplicar insulina para o controle. O tipo 2 é mais comum entre os adultos e seus portadores não dependem de insulina. Os sintomas de Diabetes tipo 1 são repentinos podendo gerar sede excessiva, rápida perda de peso, fome exagerada, cansaço inexplicável, muita vontade de urinar, má cicatrização, visão embaçada, falta de interesse e de concentração, vômitos e dores estomacais. No caso do tipo 2 pode não haver sintomas ou os mesmos citados, mas um pouco mais leves.
 


Texto:
Renata Simond - rsimond@prefeitura.sp.gov.br
Fotos:
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!