15 de Novembro é o Dia do Esporte Amador

Conheça apaixonados pelo esporte que participam dos Jogos da Cidade, maior competição amadora do país

No dia 15 de novembro, além da celebração da proclamação da república, comemoramos o Dia do Esporte Amador. É considerado amador aquele que pratica alguma arte ou esporte por prazer, sem patrocinadores ou a necessidade de conhecimentos aprofundados, e a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo valoriza muito estes apaixonados.

Jacob Kuperman, tem 79 anos de idade e uma paixão duradoura - a Associação Esportiva Nacional do Bom Retiro. “O esporte amador, de várzea, é o que eu mais gosto na vida. É tudo para mim”, conta.

O Nacional do Bom Retiro foi fundado em 14 de março de 1913 e, portanto, está prestes a completar o seu centenário. Na foto, em preto e branco, estão alguns dos fundadores da equipe, com a qual Jacob está envolvido há 40 anos. “Fui convidado para a administração porque já jogava no time. Não era o melhor jogador, mas não fazia feio. Então, fui ficando. Parei de jogar quando a cabeça pensava, mas as pernas pararam de obedecer e estou com a equipe até hoje”, ele relembra.

Sobre o esporte de várzea no país, Jacob é saudoso e crítico. “Infelizmente, o esporte amador está quase abandonado. Já tivemos épocas melhores, onde revelávamos craques toda hora. Agora, é difícil até encontrar campos para jogar, eles parecem em extinção. A maioria das crianças tem que entrar em escolinhas de futebol para praticar o esporte”.

Para burlar essas dificuldades, a SEME criou os Jogos da Cidade, a maior competição esportiva amadora do país, com mais de duas mil equipes inscritas. Jacob Kuperman é especialista na competição. “Participamos das dez edições dos Jogos e conquistamos seis vezes a etapa regional da Sé. Infelizmente, ainda não conseguimos o título municipal, mas, este ano, novamente temos chance. Estamos na semifinal e o futebol é uma caixinha de surpresas.” A foto ao lado mostra a equipe do Nacional do Bom Retiro campeã regional de 2010.

Nos Jogos da Cidade encontramos vários outros apaixonados pelo esporte amador, como os atletas e coordenadores da equipe SINDPD (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados). Élcio Carlos Borba conta um pouco sobre a história de seu time. “Trabalhava como analista de sistemas em um banco e queria muito jogar bola. Montamos uma equipe e me tornei especialista em esporte amador. Temos muitos atletas e pouco incentivo, o que nos torna dependentes dos espaços públicos para competir.”

O SINDPD participa dos Jogos da Cidade desde sua primeira edição e já foi, por várias vezes e em várias modalidades, campeão regional. “A ideia dos Jogos é excelente, é uma iniciativa que não pode acabar nunca e deve se renovar e melhorar sempre. Gostamos muito de participar do campeonato”, Elcio comenta.

As modalidades nas quais o SINDPD continua vivo nos Jogos da Cidade são o vôlei e o futsal, masculino e feminino, e o basquete masculino. “Acredito que nossas equipes do vôlei masculino e do futsal feminino estão fortes e na briga pelo título deste ano”, ele finaliza.
Na foto ao lado está a equipe de vôlei masculino do SINDPD, campeã municipal em 2010, no Ginásio do Pacaembu.

A décima edição dos Jogos da Cidade termina no começo do mês de dezembro, mas não se preocupe, ano que vem tem mais! Monte sua equipe, treine bastante e fique ligado para não perder o período de inscrições e ter a chance de participar da maior competição amadora do país.
 

Texto:
Vanessa Dini - vdini@prefeitura.sp.gov.br
Fotos:
Arquivo do Nacional do Bom Retiro e do SINDPD

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!