Premiação da Taça Mais Verde acontece neste sábado no Pacaembu

Cerimônia terá palestras sobre a conscientização do meio ambiente para técnicos e dirigentes de clubes

A Taça Mais Verde, sistema de pontuação sustentável criado em 2009 para fazer parte da Taça Cidade de São Paulo, terá a premiação das equipes que tiveram melhor desempenho na plantação de árvores, recolhimento de matérias recicláveis e visitas a parques no próximo sábado (01/12). A cerimônia acontecerá no salão nobre do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, e ainda contará com a presença de cerca de 150 pessoas, entre técnicos e dirigentes dos clubes participantes da Taça Cidade de SP.

Os presentes serão recebidos a partir das 8h e terão ao longo da manhã diversas palestras com engenheiros agrônomos e gestores ambientais. “Todas as apresentações são voltadas para conscientizar as pessoas envolvidas na Taça a agirem de modo sustentável no seu dia a dia, realizando ações práticas”, explica um dos organizadores do evento, Minoru Furuya.

Em torno de 10 equipes serão premiados com livros, porta-lápis de madeira e mudas de árvores, tudo reciclável para entrar no clima de preservação. As escadarias que seguem até o salão nobre ainda serão decoradas com fotos das ações ambientais feitas ao longo do ano.

Após as palestras, haverá uma “identificação das espécies de árvores existentes no Pacaembu”, com a finalidade de informar as características de cada uma. O evento está previsto para encerrar às 11h30.

Taça Mais Verde

No artigo 14º da regra da Taça Cidade de SP desde 2009, A Taça Mais Verde serve com principal critério de desempate caso as equipes que terminarem empatadas em número de pontos. Ela é contabilizada pelo plantio de árvores nativas ao redor do campo de treinamento das equipes, além da recuperação de áreas degradadas e ações ambientais por parte das equipes. Para cada etapa realizada, a equipe recebe 0,2 pontos a mais no torneio.

Neste ano, a equipe pré-mirim “Azul Toque de Bola” foi desclassificada por não ter realizado nenhuma ação ambiental, enquanto que a EBM Saúde havia cumprido todas, com um plantio de 20 árvores, e portanto, se classificou para a fase municipal do torneio. Há outros casos de eliminação de equipes por conta da pontuação verde, o que mostra que ela é devidamente aplicada.

A iniciativa já levou a plantação de mais de 3000 árvores. O professor Minoru conta que ano que vem a pontuação verde promete ser ainda mais decisiva na classificação do torneio. “A partir de 2013, a Taça Mais Verde poderá agregar mais 10 pontos aos times que fizerem as ações. Eles ainda terão que realizar, em pelo menos uma rodada da fase de grupo, uma das etapas para poderem se classificar”, prevê o organizador.
 

 

Texto:
Leandro Carrasco - lcarrasco@prefeitura.sp.gov.br

Foto:
Divulgação

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!