1º de Dezembro dia Mundial de Combate a Aids

Entre nessa luta: previna-se!

Dia 1º de Dezembro é o Dia Mundial de combate a AIDS, a ideia é conscientizar as pessoas sobre os riscos e como prevenir, além de reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas soropositivas.

AIDS é uma doença que ataca o sistema imunológico, é contraída através do vírus HIV, que pode ser transmitido por contato sanguíneo, por secreções ou relações sexuais. Muitas vezes pode ser passado de mãe para filho, pela gravidez ou amamentação. Algumas pessoas podem transportar o vírus, mas não desenvolver a doença. Fator que ajuda na disseminação da doença pelo mundo. Para prevenir a contaminação basta usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringa, agulha e outro objeto cortante com outras pessoas

Segundo dados publicados pelo Ministério da Saúde, de 2008 a 20012 mais de 166 mil pessoas foram infectadas por AIDS. Grande parte dos infectados são homens, só neste ano mais de 11 mil homens contraíram o vírus HIV, contra cerca de 6 mil mulheres, estes números são os menores desde 1991. No ano passado 739 idosos foram diagnosticados com Aids e a faixa etária que mais possui pessoas com soropositivo é entre 30 e 39 anos, com 3.064 em 2011. Ainda no mesmo ano quase três mil pessoas morreram em fator da doença.

O diagnóstico pode ser feito através do teste de HIV que é feito pela coleta de sangue. Existem exames laboratoriais e testes rápidos, que detectam os vírus anti-HIV em até 30 minutos. Esses testes são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento. Quem quiser pode fazer o exame de forma anônima. Você também pode contar com aconselhamentos antes e depois do teste. Vale lembrar que infecção pelo HIV pode ser detectada com, pelo menos, 30 dias a contar da situação de risco.

Praticar exercícios físicos pode ajudar as pessoas soropositivas, o esporte estimula o sistema imunológico, aumenta a disposição, a autoestima, alivia o estresse e melhora a depressão. Praticando esportes regularmente os efeitos colaterais provocados pela medicação podem ser amenizados. A AIDS não é transmitida através do beijo, toque ou compartilhamento de talheres, pratos ou copos, nem por espirros ou tosse. Uma pessoa soropositiva pode viver normalmente como qualquer outra pessoa. Você pode ver os Direitos Fundamentais da Pessoa Portadora do Vírus da AIDS no site do ministério da saúde.
 

Texto:
Renata Simond - rsimond@prefeitura.sp.gov.br
Foto:
Programa Municipal de DST/Aids

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!