Taça Brasil de Beisebol reúne principais equipes do país neste final de semana

Torneio acontece no Estádio do Mie Nishi e mistura a história do esporte com a cultura japonesa

No esporte em que uma tacada pode definir um jogo, um dos principais campeonatos de Beisebol, a Taça Brasil, terá mais uma rodada no próximo sábado (01/12) e domingo (02/12) no tradicional Estádio Mie Nishi. As principais equipes do país, como Nippon Blue Jays e Atibaia, participam da competição que integra os melhores seis times, no formato de grupo único na primeira fase. Todos jogam contra todos e os quatro melhores se enfrentam nas semifinais, para depois enfim, conhecer o campeão.

Em sua 19ª edição, a Taça é realizada em todo final de ano. Classificam-se para a competição as equipes que chegaram as semifinais do ano anterior, além das duas melhores classificadas do campeonato brasileiro de Beisebol. O torneio é organizado pela Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol, com apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Recreação (SEME).

“Antigamente, o perfil dos atletas que jogavam era predominantemente de origem japonesa. Hoje, apenas metade deles continua tendo esse perfil. A outra metade é composta de não-descendentes”, conta Massah Fujimoto, supervisor técnico do Estádio Mie Nishi.

A atual Taça tem apenas cinco equipes participantes: Gecebs, Nippon Blue Jays, Atibaia, São Paulo e Guarulhos. Boa parte das equipes possuem jogadores que atuam em times estrangeiros, profissionais e semi-profissionais, em diversos países como Japão, China e EUA.

História do Esporte

A história do Beisebol se confunde com a da imigração japonesa no Brasil. Quando a primeira embarcação, trazendo trabalhadores rurais chegou ao Brasil em 1908, veio com eles também a tradição de um dos esportes mais populares no país do sol nascente: o Beisebol.

Por ter a maior concentração japonesa fora do Japão, a celebração da vinda da cultura nipônica para o Brasil é comemorada constantemente. No cinquentenário da imigração, o Estádio Mie Nishi foi construído e seu nome dedicado a mãe de Issao Nishi, presidente da Federaçã Paulista de Beisebol na época. “A família Nishi era tradicional no esporte e nomear o estádio com o nome de um dos membros da família foi uma forma de homenagear os serviços por eles prestados”, conta Fujimoto.

O objetivo do jogo, que tem média de 3 horas de duração, é pontuar batendo com um bastão em uma bola lançada e depois correr pelas quatro bases do campo. Um jogador da equipe atacante pode parar em uma das bases e, depois, avançar com a ajuda da rebatida de um companheiro. Os times trocam de posição assim que três rebatedores são eliminados. Um turno de ataque e defesa de cada time representa uma entrada e nove entradas compõem um jogo profissional. O time com mais corridas no final vence.

Serviço
Estádio Mie Nishi, a partir das 8h30 – sábado e domingo (01 e 02/11)
Av. Presidente Castelo Branco, 5446 - Bom Retiro.
Telefone: 3221-5105

Primeira fase – Taça Brasil de Beisebol

Dia 01/12 – 8h30: Gecebs x Nippon Blue Jays
12h: Atibaia x Guarulhos;

Dia 02/12 – 8h30: Nippon Blue Jays x Atibia
12h: São Paulo x Gecebs

Dia 08/12 – 8h30: Atibaia x São Paulo
12h: Guarulhos x Nippon Blue Jays

 

Texto:
Leandro Carrasco - lcarrasco@prefeitura.sp.gov.br

Foto:
Paulo Gervino - pantar@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!