Comissão de Conselheiros de Direitos Humanos promove Palestra sobre assédio Moral

Palestra é a terceira de uma série que pretende "informar e formar" funcionários

Na manhã desta quarta feira, o auditório A do Centro Olímpico foi palco da Palestra “Assédio Moral – Direitos e Consequências”, organizada pela Comissão de Conselheiros de Direito Humanos da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da cidade de São Paulo.

A palestrante convidada para abordar o tema foi a Dra. Sônia Mascaro, especialista, mestre e doutora em direito do trabalho pela USP, consultora e advogada trabalhista. Na ocasião, ela dissertou sobre o conceito de assédio moral, e maneiras de prevenção, tanto para a vítima quanto para o assediador.

Segundo Sônia Mascaro, é preciso comunicar-se bem, tratar igualmente os colegas de trabalhos e saber realizar críticas, “O assédio precisa ser primeiro resolvido internamente, Caso não haja resultados, a vítima pode procurar seus direito e processar o assediador”, afirmou a Doutora.

O assédio moral é conceituado como uma conduta abusiva de natureza psicológica do superior hierárquico ou não, que atende contra a dignidade psíquica de forma repetitiva e prolongada e que exponha o trabalhador a situações humilhantes.

A Palestra foi a terceira de uma série realizada pela Comissão de Conselheiros de Direitos Humanos da SEME. “A nossa intenção é informar e discutir os Direitos Humanos com os funcionários da SEME”, concluiu Eponina Duarte Portugal, Diretora Geral da Comissão.

Texto:
Rafael Silva – raaugusto@prefeitura.sp.gov.br

Foto:
Francisco Pinheiro - fbpinheiro@prefeitura.sp.gov.br