A receita do Mistura Fina: Uma década de futebol de várzea de qualidade

Mais do que um time de futebol, o Mistura Fina é uma ‘’família’’ do bairro de Campo Limpo disposta a reunir os melhores ingredientes para um bom jogo de várzea.

A ideia de criar uma receita de sucesso se originou em 2002 quando o atual presidente do time, João Eduardo da Silva, conhecido também por Du ou Gordão decidiu reunir os amigos para “bater uma bolinha”. A partida aconteceu no Parque Ipê, palco de grandes realizações do Mistura.

No dia 7 de junho de 2002, o time era inaugurado oficialmente. O primeiro grande destaque ocorreu no ano 2004. Apesar de ter sido o 3º colocado no torneio feito no Bairro de Campo Limpo a equipe ficou cada vez mais com fome de vitória. No total, 19 títulos alimentam o ânimo da família Mistura.

A atual receita trivial-refinada do Mistura Fina é composta por Fábio(gol), Douglas( lateral direito), Landi ( zagueiro), Junior( centro avante), Rodrigo( lateral esquerdo), Daniel( volante), Bozó ( meia), Fá (meia esquerda), Teba e Preto ( ataque).

O sabor do Mistura Fina

Quem pensa que futebol é só decidido em campo pelos jogadores? Segundo Du, “a família Mistura Fina tem a participação de nossos filhos, nossas esposas e de todo pessoal da comunidade e parceiros’’, explica. A atuação dos membros vai além dos dias de jogos. Por exemplo: A esposa de João Eduardo, Elisabeth da Silva é conhecida como Beth. Ela tem um papel crucial no Mistura Fina, pois é responsável por organizar os preparativos dos jogos.

Mas não é só a Beth que coloca a mão na massa. As pessoas comprometidas que ajudam na organização do time são conhecidas como “diretoria”. “Se não fosse a participação de Eduardo, João, Baptista, Cacá, Naldo, Beth, Gel, Vidara, Zequinha, Iran, Jair, Megera, Alex e a comunidade representada pela subprefeitura de Campo Limpo, nada poderia acontecer”, explica Du.

Muitas conquistas foram alcançadas, mas momentos difíceis também fazem parte da história. A recente perda de dois integrantes deixou a grande Família triste. Um acidente de moto tirou a vida de Ratinho e Fabinho, eles eram dois integrantes que participavam do time.

O Empurrão da SEME

O envolvimento da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (SEME) consiste em um trabalho conjunto com a subprefeitura de Campo Limpo. Além de Presidente do time, Du também coordena as atividades do CDC do Parque Ipê, e fala que com “a instalação de grama sintética o jogo ganhou melhor qualidade”

 


Texto:
Thiago Moraes - thimoraes@prefeitura.sp.gov.br

Fotos:
Acervo do Mistura Fina