XI Garotos é o grande campeão do futebol de campo masculino dos Jogos da Cidade

Equipe venceu o Mistura Fina nos pênaltis, por 5x4, e levantou a taça no Pacaembu

Na sexta-feira (7), o Pacaembu sediou a tão esperada final do futebol de campo masculino da 10ª edição dos Jogos da Cidade. Em campo, o XI Garotos, do bairro da Lapa, contra a equipe do Mistura Fina, de Campo Limpo. O XI Garotos chegou à final após vitória contra o Nacional do Bom Retiro, nos pênaltis. Já o Mistura, ganhou do Veterano Santa Cruz, por 3x2. As duas torcidas também fizeram sua parte nas arquibancadas do Paulo Machado de Carvalho. Animadas, cantaram antes e durante a partida para incentivar seus jogadores.

O jogo decisivo foi truncado, pegado desde o início. O Mistura Fina mantinha a posse de bola e o XI Garotos tentava matar a partida em um bom contra-ataque. Mas, logo no início da partida o XI perdeu seu camisa 10, Carlinhos, jogador muito importante do elenco, que saiu machucado.

A melhor chance do primeiro tempo veio com o Mistura Fina. O time teve a oportunidade de abrir o marcador em cobrança de pênalti, porém, o atacante de Campo Limpo chutou a bola no meio do gol e o goleiro Augusto, do XI Garotos, defendeu.

Na segunda etapa, o jogo continuou parelho, mas com menos chances de ambas as equipes. As jogadas mais perigosas apareciam em contra-ataques ou em cobranças de falta ou escanteio. O juiz deu três minutos de acréscimo e apitou o final da partida, sem gols, o que levou a decisão para os pênaltis.

Novamente, o XI Garotos venceu a disputa, assim como fez contra o Nacional, na semifinal, por 5x4. Após o último tento, foi só comemorar. A torcida abriu o bandeirão e os jogadores subiram no alambrado para celebrar o título.

“O jogo foi realmente truncado. As duas equipes tentaram aproveitar os erros do adversário e a criação de jogadas ficou um pouco prejudicada. No segundo tempo, nosso time teve uma queda maior de produção e o Mistura foi melhor, mas infelizmente para eles e felizmente para nós, eles não concluíram bem. O Augusto, nosso goleiro, foi muito bem ao defender o pênalti, o Giovani também foi bem. Tentamos algumas modificações no segundo tempo, mas o empate prevaleceu”, conta Xaxá, técnico do XI Garotos. “Nós treinamos bastante cobranças de pênalti e deu resultado nas partidas finais, o que foi muito positivo. Levantar uma taça de campeão no Pacaembu foi algo único, nós só víamos das arquibancadas outros times comemorando e dessa vez fomos nós, foi muito dez, maravilhoso para todos os atletas.”

E a comemoração não ficou apenas dentro do Pacaembu. “A quadra da escola de samba aqui do bairro nos foi cedida. Chegamos lá meia noite e meia e só saímos às dez da manhã para ver o VT do jogo na televisão”, Xaxá comenta. “Queria também agradecer à nossa diretoria, ao Paulo, Nelson e Roberto, que nos deram muito apoio, e à nossa torcida, que foi o 12º jogador. Aliás, à torcida do Mistura também, que não foi hostil em nenhum momento, só apoiou a sua equipe. Estão todos de parabéns. Agora vamos em busca do bicampeonato, em 2013.”

No ano que vem a sua equipe também pode ter a chance de comemorar um título no Pacaembu. Fique ligado no período de inscrições para os Jogos da Cidade em 2013 e participe!



Texto e Fotos
:
Vanessa Dini - vdini@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!