Seminário discute reformulação das leis de incentivo ao esporte

Secretario de Esportes também participou do 6º Seminário Nacional de Fomento e Incentivo ao esporte; Conceito da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte foi apresentado

O Brasil se prepara para receber dois grandes eventos esportivos, a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016. Com este pano de fundo e com o objetivo de discutir formas de incentivar o esporte e criar um legado para as futura gerações, aconteceu no dia 12/12, no Teatro do WTC o 6º Seminário Nacional de Fomento e Incentivo ao Esporte.

No encontro foram discutidos formas para melhorar a Lei de incentivo ao esporte, que anualmente movimenta mais de 200 milhões de reais. Os pedidos foram para que seja elevado o teto de 1% sobre os impostos para 4% e que projetos de escola sejam incluídos entre beneficiados, para que o país possa trabalhar com a formação de atletas.

O Secretario de Esportes, Lazer e Recreação da cidade de São Paulo, Antônio Moreno Neto discursou para os presentes, apresentando os objetivos de incentivo fiscal em nível local. “Estamos trabalhando numa lei municipal de incentivo ao esporte, a partir do ISS”. disse o secretario. Moreno Neto também debateu sobre os esforços e os programas da Secretaria, “São 45 Clubes Escolas, que possuem 10 modalidades cada um, além de 86 Clubes da Comunidade, que são de administração indireta. Nossa proposta é criar uma rede olímpica, com quatro clubes escola, para que possamos formar atletas para o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa. Estamos também com o projeto de um desenvolvimento de um Centro Palímpico”, completou.

A mesa de discussão também contou com a presença do Ministro de Esportes, Aldo Rebelo. Aldo focou sua análise na Copa 2014 e nos Jogos Olímpicos 2016. “Esses dois desafios serão grandes oportunidades e não devemos transformá-los em problemas”, disse, se referindo ao jargão utilizado “imagine na copa”. Segundo ele, estádios como de Manaus, Belém e Brasília não devem virar elefantes brancos. Quando fui em Londres, eu visitei Wembley e eles recebem 8 jogos de futebol por ano. A renda vem de visitas a museus, feiras, eventos, casamentos entre outros. Acredito, então, que os nossos estádios também serão usados com a mesma finalidade”, afirmou o ministro.
 

Texto:
Rafael Silva - raaugusto@prefeitura.sp.gov.br
Foto:
Paulo Dias - psdias@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!