Prefeitura coordena sede paulistana da tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior

Confronto entre Corinthians-AL e São Mateus-ES dá início a 44ª edição do campeonato; Corinthians busca nono título e o bicampeonato da competição

 A mais tradicional competição de categorias de base do futebol nacional começa nesta sexta, 4/01, às 14h. A Copa São Paulo de Futebol Júnior chega a 44ª edição e mais uma vez a Secretaria de Esportes da Cidade de São Paulo coordena a sede da capital, em parceria com a Federação Paulista de Futebol. O clube mandante do grupo que disputa na capital é o Nacional, e neste ano, o time da cidade de São Paulo disputará uma vaga na segunda fase contra o Paraná, Tocantinópolis e Ponte Preta. O Nacional estréia no dia 6 de Janeiro, próximo domingo, contra o Tocantinópolis no estádio Nicolau Alayon.

A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME) oferece toda a infra-estrutura para os clubes do grupo com sede na capital. Os clubes já estão hospedados no Hotel San Raphael, no Largo do Arouche, região central da cidade. A SEME ainda oferece apoio no transporte dos atletas e na parte da saúde, com ambulâncias dentro e fora de campo enquanto ocorrem as partidas. As semifinais também acontecem no Estádio do Nacional - Comendador de Souza, mais uma vez com o apoio da SEME.

A competição será disputada neste ano por 100 clubes de todo país, e começa hoje às 14h, com o confronto entre Corinthians-AL e São Mateus-ES, no campo do Nassif, em Jaguariúna. O torneio é dividido em 25 grupos com quatro times. Cada grupo contém um clube que recebe os jogos em sua cidade e estádio. A final será realizada no Estádio do Pacaembu, no dia 25 de Janeiro, aniversário de 459 anos da cidade de São Paulo.

Corinthians é maior campeão na história da “Copinha”

A Copinha já passou por várias mudanças. No seu inicio, no ano de 1969, era um torneio somente entre times paulistas, porém em 1971 foram incluídos clubes de todo o país. Em alguns anos, a FPF convidou times estrangeiros para participar do torneio, entre eles Bayern de Munique da Alemanha, o Cerro Porteño do Paraguai, a seleção sub-20 do Japão e China, o Peñarol do Uruguai e o Boca Juniors e Vélez Sársfield, ambos da Argentina. Em 2010, o Al-Hilal da Arábia Saudita participou da Copa.

Entre os grandes clubes do país, o Corinthans é o que se destaca. O atual e maior campeão da copinha, com oito títulos, bateu o Fluminense por 2 x 1 em 2012. O clube carioca segue atrás do time paulista com 5 títulos.

Nas últimas edições, o Santos se destacou na revelação de jogadores que hoje são destaques no futebol brasileiro, como Neymar e Ganso, além de outros como Felipe Anderson e Victor Andrade. Hoje jogando fora do país, o atacante Lucas também foi revelação da copinha pelo São Paulo. Atualmente, a competição funciona também como uma vitrine, onde empresários e técnicos ficam de olho para observar novas estrelas.

Mais informações: http://goo.gl/OZVkx

Texto:
Lucas Bouzon - lgpbouzon@prefeitura.sp.gov.br
Foto:
Arquivo SEME