Kids Bike Tour reúne mil crianças no Pacaembu

Evento promove o uso da bicicleta na vida das crianças; atividade é parte integrande do calendário do World Bike Tour

Mais de mil crianças participaram do Kids Bike Tour no último sábado, dia 19 de janeiro. O evento aconteceu no estádio do Pacaembu e foi organizado pela equipe do World Bike Tour e pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação. O Kids Bike Tour promoveu não só a diversão e o hábito do uso da bicicleta como também a inclusão de crianças de comunidades e Clubes Escola.

O Kids Bike Tour tem apoio da SEME, e segundo o secretário de esportes, Celso Jatene, a versão Kids do WBT é muito importante para ensinar desde cedo a importância do esporte e do uso da bicicleta. “É um começo fundamental!”, afirma o secretário. Crianças da comunidade e do clube-escola do Ipiranga também estiveram lá para participar do passeio. A oportunidade rendeu não só a inclusão no projeto como também ganharam um kit, com mochila, capacete e squeeze e uma bicicleta.

Segundo Mauro Castro, diretor do estádio do Pacaembu, que recebeu o evento, o projeto tem a intenção de divertir a criançada ao mesmo tempo em que inclui o hábito do uso da bicicleta na vida da criança e da família. Para Mauro, “O esporte tem a função de diversão para as crianças, porém também é um meio de criar disciplina. Essas crianças que hoje estão aqui participando do Kids Bike Tour estão começando a criar disciplina, com uma junção do esporte e da ‘instituição família’, pai e mãe, que são nossos melhores professores.”.

O World Bike Tour iniciou na cidade de São Paulo em 2009 e a cada ano seu sucesso é maior. Junto ao passeio principal que acontece no dia 25 de Janeiro, aniversário da cidade, são organizados outros eventos, como o Kids Bike Tour.


Nascido na Europa, Bike Tour chega à quinta edição

O World Bike Tour é um evento que veio de Portugal. Começou em Lisboa e com seu crescimento se instalou também em Madrid e em Porto. O sucesso foi tão grande na Europa que o comitê do WBT decidiu trazer a ideia para o Brasil e aqui o sucesso não foi diferente. O organizador do projeto é o português Diamantino Nunes, e segundo ele “o WBT veio para o Brasil, porque já temos a cultura e a língua compartilhada entre brasileiros e portugueses, e também porque o mundo todo sabe que o brasileiro nasce com a prática do esporte no sangue. E a dimensão e importância da cidade de São Paulo, fez com que fosse o primeiro palco do WBT no Brasil.”. E o uso da bicicleta no Brasil para Diamantino não é uma tarefa difícil, “é uma questão a ser trabalhada por nós da via pública e também por diferentes grupos.”.


Texto:
Lucas Bouzon - lgpbouzon@prefeitura.sp.gov.br
Fotos:
Francisco Pinheiro - fbpinheiro@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!