Centros Esportivos

Centros Esportivos: o terceiro lar dos jovens paulistanos

Em 26 de maio de 2007, a cidade de São Paulo conheceu um novo e extinto programa: o Clube Escola, substituido hoje pelo nome de Centros Esportivos. Com a inauguração do primeiro projeto-piloto, deu-se início à implementação de uma política pública diferenciada, visando a extensão das atividades diárias dos jovens da rede pública de ensino, a partir de uma variada programação esportiva, recreativa, cultural e gratuita, oferecida pelos equipamentos esportivos municipais.
 
Passados mais de dois anos, o Clube Escola se solidificou e hoje é uma realidade que beneficia 230 mil pessoas. As atividades do programa já chegaram a 95 locais, em todas as regiões de São Paulo, democratizando o acesso da população ao esporte, sempre levando em conta a qualidade da programação oferecida.

Extensa rede de equipamentos

A inserção do Clube Escola se dá nos equipamentos esportivos já existentes em São Paulo. A proposta é de aproveitar essa malha, até então subutilizada, com as diversas atividades do programa.

Fazem parte do Clube Escola todos os Clubes da Cidade, equipamentos de administração direta da SEME, e Clubes da Comunidade (antigos CDM’s), equipamentos de administração indireta.

Já existem também Clubes Escola organizados em parceria com o terceiro setor, como são os casos da Associação Evangélica Beneficente (AEB) e União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social (Unibes).

Investimento na infra-estrutura

Para adequar a estrutura dos clubes ao programa Clube Escola, houve o cuidado de se investir na reforma dos equipamentos esportivos municipais. Entre 2007 e 2008, foram direcionados R$ 90 milhões para a realização de obras em 273 clubes.

Dando sequência a essa manutenção, em 2009 foi lançado um novo Plano de Reformas, que prevê o investimento de R$ 24,4 milhões na melhoria dos equipamentos esportivos.

Clubes Escola Temáticos

Uma novidade do programa em 2008 foi o lançamento dos Clubes Escolas Temáticos, especializados em determinadas modalidades.

No Parque das Bicicletas, está situado o Clube Escola de Ciclismo, que, em parceria com a Federação Paulista de Ciclismo, atende as crianças da rede pública de ensino, transmitindo conceitos e educando-as sobre o trânsito, além de colocar os jovens para praticar.

Numa parceria com o Instituto Patrícia Medrado, estão em atividade 23 espaços que recebem o Clube Escola de Tênis. Dentre esses locais está o Complexo Esportivo do Pacaembu, onde se situa um Centro Público de Excelência, e o Parque Esportivo dos Trabalhadores (PET), com um Centro Público de Aprendizado e Desenvolvimento.

O futebol também tem vez e os Temáticos da modalidade são 31. Em boa parte desses locais, o trabalho é executado pela Associação Craques de Sempre, que reúne grandes nomes da história do esporte brasileiro.

Outros temáticos já existentes são o de Esportes Náuticos, o de Iatismo e o de Modelismo.

Lista completa dos Clubes Escola

Para ver a lista de todos os Clubes Escola já existentes, clique aqui.

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/esportes/clube_escola/