COMO CRIAR VIDEOAULAS COM OBS STUDIO - EAD

GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Esta formação permitirá que os agentes públicos das áreas que realizam cursos, treinamentos ou apresentam qualquer tipo de conteúdo, possam manter a realização das atividades remotamente em virtude da atual situação que enfrentamos Pandemia COVID-19 e do novo cenário de teletrabalho da PMSP.

OBJETIVOS

Possibilitar aos servidores desenvolverem videoaulas para formação e criação de materiais orientativos.         

CONTEÚDO

O que você aprenderá:

  • Introdução;
  • Como instalar o OBS Studio;
  • Conhecendo o OBS Studio (layout, cenas e fontes);
  • Criando a primeira cena adicionando uma câmera;
  • Adicionar janela e texto;
  • Inserir e configurar microfone;
  • Configurações gerais para gravação;
  • Adicionar filtros de câmera;
  • Apresentar Slides durante a gravação do vídeo;
  • Animar objetos no OBS Studio;
  • Capturar vídeo pelo celular iPhone;
  • Capturar vídeo pelo celular Android;
  • Edição Básica no Windows. 

METODOLOGIA

O curso acontecerá na plataforma Moodle a partir de vídeos com o passo a passo ensinado a utilizar o programa OBS Studio, manual básico e complementar (links para artigos, videos e etc). O aluno deverá assistir todos os vídeos e ler o material no Moodle, após concluir todas as aulas, será avaliado por meio de um questionário avaliativo com 12 questões. Para concluir satisfatoriamente deverá alcançar a média 7,0.

PÚBLICO ALVO

1) Prioritariamente Agentes Públicos da PMSP que atuem nas áreas de RH e Treinamento e Desenvolvimento. (Disponibilidade de até 56 vagas).

2) Agentes públicos da PMSP que atuem com formação apresentação de conteúdo, vídeos e lives. (Disponibilidade de até 24 vagas).  

Requisitos:

  • Ter um computador que atenda os pré-requisitos para instalação e uso do OBS Studio; 
  • Microfone ou fone de ouvido com microfone;
  • Webcam ou celular para ser utilizado para captura de vídeo.    

CARGA HORÁRIA

10 horas                                   

AVALIAÇÃO

Frequência mínima: 100%.

Nota: 7,0

 

MINIBIO DOS EDUCADORES

COORDENADOR/EDUCADOR: Genivaldo Gomes de Souza - Atualmente trabalho na Divisão de Gestão de Carreiras da COGEP responsável pela implantação do Projeto Avaliação de Desempenho On-line onde utilizamos as videoaulas como ferramenta principal nos treinamentos durante a implantação do projeto em cada Secretaria e também como meio de manter atualizado a gestão do conhecimento das URH’s referente ao assunto. Estou no serviço público há 10 anos sendo, 8 anos e meio, na Secretaria Municipal de Educação onde passei por diversas áreas como Suprimentos, Logística, Assessoria Técnica e Gestão de TI, área na qual sou formado e pude desenvolver e aplicar meus conhecimentos acadêmicos, mais especificamente na parte de gestão de projetos. Foi na SME que comecei a desenvolver materiais orientativos para gestão do conhecimento e treinamento de novos usuários do sistema utilizando de videoaulas como ferramenta principal.