INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETOS

PLANEJAMENTO, GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS

O curso integra o itinerário formativo do Programa de Residência em Gestão Pública da Prefeitura de São Paulo.

Com relação ao programa de Residência em Gestão Pública, este caracteriza-se pela formação em serviço, com o objetivo de estimular a instrução, a qualificação, e a atuação profissional na Administração Municipal. Dentro deste contexto, busca-se trazer inovação e novas práticas de trabalho, pois se trata de uma mistura de programas de residência na área da saúde, e tem semelhança com programas de trainee, observadas no setor privado. A pessoa residente atuará durante 1 ano em uma Secretaria da Prefeitura, produzindo uma monografia de relevância para a Administração Pública, ao final deste período. É possível que haja a renovação do contrato da pessoa residente por mais um ano. Ao todo, foram selecionadas 100 pessoas para tal modalidade de residência.

OBJETIVOS:

Ao final da ação os participantes deverão ser capazes de entender e aplicar princípios, conceitos e melhores práticas voltados à gestão de projetos na Administração Pública

CONTEÚDO:

Aula 1

Parte 1

Conteúdos previstos

Histórico, definições e conceitos essenciais

Estrutura típica de um projeto

Parte 2

Conteúdos previstos

Visão geral dos grupos de processos e áreas de conhecimento

Grupo de Processos de Iniciação

Aula 2

Parte 1

Conteúdos previstos:

Grupos de Processos de Planejamento

Grupos de Processos de Execução

Parte 2

Conteúdos previstos:

Grupos de Processos de Monitoramento e Controle

Grupos de Processos de Encerramento

METODOLOGIA:

Serão 2 encontros presenciais de 4 horas, totalizando 8 horas, sendo que em cada aula haverá momentos expositivos seguidos de atividades interativas (discussões/dinâmicas). Há frequência obrigatória de 100%. A coordenação do curso avaliará casos excepcionais de falta. Após a aula, os alunos deverão responder a um conjunto de questões objetivas sobre os conteúdos ministrados (por meio de formulário eletrônico ou Moodle). É possível refazer cada questionários 2 vezes. Além dos formulários, será recomendada a leitura prévia de conteúdo. O tempo de realização dos questionários e preparação para as aulas está estimado em 60 minutos para cada aula, totalizando 2 horas de preparação, contabilizados como carga horária não presencial. Devido à pandemia de Covid-19, excepcionalmente, as aulas poderão ser ministradas remotamente via Microsoft Teams, com prévio aviso.

PÚBLICO-ALVO: 

1 - Agentes públicos da PMSP, sendo:

a) Prioritariamente os participantes do Programa de Residência em Gestão Pública;

b) Demais Agentes Públicos da Prefeitura;

PRÉ-REQUISITO

(Descritivo)

CARGA HORÁRIA: 10 horas

(Carga Horária presencial: 08 + Carga Horária não-presencial: 02 = Carga Horária TOTAL: 10)

AVALIAÇÃO:

Frequência mínima: 100%.

Conceito mínimo: Bom

MINIBIO DOS EDUCADORES:

COORDENADOR/EDUCADOR: Samuel Ralize de Godoy

Doutorando e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e sociólogo pela mesma universidade.

Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental (APPGG) desde 2016, liderou projetos de modernização tecnológica, gestão de pessoas, administração e finanças e planejamento orçamentário, tendo ministrado capacitações sobre o tema desde 2019. Desde 2021 é Coordenador de Planejamento na Subsecretaria de Planejamento e Orçamento Municipal, da Secretaria Municipal da Fazenda (SF/SUPOM/COPLAN). Também atuou como Coordenador de Administração e Finanças da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT/CAF), de 2019 a 2021.

EDUCADOR: Alexis Galias de Souza Vargas

Secretário Executivo de Projetos Estratégicos. Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Realizou doutorado-sanduíche na Universidade Autónoma de Barcelona, com bolsa da CAPES. Atualmente é professor da Fundação Getulio Vargas (EAESP), onde também é coordenador de projetos (FGV Projetos). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: direito eleitoral, controle da constitucionalidade, gestão pública.

EDUCADORA: Graziela Martins Pedro Dias

Graduada em Engenharia e Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo, tem especialização em Gestão de Projetos pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Desde 2016, é Analista de Políticas de Públicas e Gestão Governamental (APPGG) na Prefeitura de São Paulo, na Secretaria Municipal de Gestão. Trabalhou na gestão da carreira dos APPGGs entre 2017 e 2021 e, atualmente, atua no projeto de desenvolvimento do Índice de Qualidade Administrativo-Financeira (IQAF), entre outros projetos da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica.

EDUCADOR: Vinicius Pedron Macario

Cientista social graduado pela Universidade de São Paulo (USP) com mestrado em Administração Pública (FGV/SP) e especialização em análise de dados (FIA). No governo federal, trabalhou com políticas de desenvolvimento rural

sustentável. Em 2016 ingressou na carreira de Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental da Prefeitura de São Paulo, onde atuou no Programa de Metas. Desde novembro de 2021, está cedido ao Consórcio Conectar.