Trabalho da Prefeitura é premiado em Congresso Brasileiro de Perícia Médica



02/12/2008 - Gestão

Além do reconhecimento interno das iniciativas inovadoras no serviço público, como o Prêmio São Paulo Cidade, entregue na semana passada, os projetos desenvolvidos pelos servidores da Prefeitura também são reconhecidos em âmbito nacional.  A equipe de médicos do Departamento de Saúde do Servidor, da Coordenadoria de Gestão de Pessoas, representada por Romi Barreto, Cláudio Magrini e Liliana Viana, recebeu o Prêmio Simon Ludmer, durante o XVII Congresso Brasileiro de Perícia Médica, realizado de 26 a 29 de novembro, com a apresentação do trabalho “Protocolos em perícia médica”.

A criação dos protocolos em perícia médica permitiu maior transparência e padronização nos pareceres, diminuindo a influência de fatores subjetivos. Com isso, fica mais claro, tanto para os usuários como para os peritos, em que se baseiam as decisões sobre a concessão de benefícios (como afastamento por motivo de saúde, aposentadoria e isenção de imposto de renda). Os protocolos foram elaborados com base nos pareceres das sociedades de especialistas, em revisões sistemáticas da literatura e na experiência diária dos peritos, colhidas através de reuniões com as especialidades dentro do Departamento, nas quais se discutiu como cada perito aplicava seus conhecimentos, sua experiência, na concessão dos benefícios já citados. Atualmente, os protocolos de licença médica já estão acessíveis aos peritos no prontuário eletrônico (Sigpec).

O Prêmio Simon Ludmer é fruto de uma parceria entre a Associação Paulista de Medicina e a Sociedade Brasileira de Perícias Médicas, com a finalidade de estimular a apresentação de trabalhos científicos na área de Perícia Médica. O Congresso de Perícia Médica, realizado pela Sociedade Paulista de Perícias Médicas (SPPM), Sociedade Brasileira de Perícias Médicas (SBPM), Associação Médica Brasileira e a Associação Paulista de Medicina, acontece a cada dois anos, cada vez em uma cidade diferente. Em 2008, São Paulo sediou o evento. Aproximadamente 700 pessoas, em sua grande maioria médicos peritos, participaram do evento. O tema do Congresso este ano foi “perícia e justiça social”.

Esta edição celebrou o reconhecimento da Perícia Médica como área de atuação dentro de várias especialidades médicas, feito recentemente pela Associação Médica
Brasileira. Essa área de atuação apresenta grande expansão, pela necessidade crescente de peritos com conhecimentos médicos em áreas privadas e públicas.
Além do trabalho premiado,  os médicos Magrini e Romi ministraram a palestra ‘Isenção de Imposto de Renda - a Questão do Controle”, como integrantes de uma
mesa redonda intitulada “Controvérsias - Doenças Graves no Contexto Legal”.

 

 

Miriam Boffo
Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal de Gestão
3396-7355