Vida após o serviço público municipal

Programa prepara o Servidor para viver melhor, mesmo após a aposentadoria

“Estou me aposentando do trabalho e não da vida”, esta frase é de Miriam Nascimento, 51 anos, servidora da Secretaria Municipal de Finanças (SF), há 32 anos na Prefeitura de São Paulo. Mirian quer voltar a estudar, aprender um idioma, fazer faculdade e um curso de decoupage. Ela é uma das 38 pessoas que participaram do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), coordenado pela equipe de Educação em Saúde, da Divisão de Promoção à Saúde do DESS, ligado à Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep).

A oficina aconteceu entre os dias 19 e 22 de março, no prédio da SF, rua Pedro Américo. Foram quatro dias de palestras, dinâmica de grupo e dicas de como enfrentar a aposentadoria com alto astral e ter uma melhor qualidade de vida, praticando atividades físicas e de lazer, cuidando da saúde física e mental, além de manter uma alimentação saudável. Os participantes também receberam informações sobre aspectos legais, como benefícios que terão direito e vencimentos. As palestras foram ministradas por assistentes sociais, enfermeiras, psicólogas, geriatras do DESS e técnicos da área de recursos humanos.

Dirigido aos servidores que estão a menos de três anos para se aposentar, o objetivo do PPA é orientar os participantes no preparo para aposentadoria, por meio da reflexão e do reconhecimento dos aspectos legais, positivos e negativos desta fase da vida, incentivando-os a se planejarem para o futuro. “É um momento de transição, os servidores precisam estar preparados para se aposentar, como uma mudança que acontece em outras fases da vida”, explica Patrícia Brito Moraes, uma das palestrantes e especialista em Gerontologia do DESS.
Esta transição já está sendo programada por Damaris Costa, 51 anos, auxiliar técnico administrativo de SF e 32 anos de serviço público. Damaris achou o curso interessante e que desperta a pessoa, “para mim me fez repensar alguns pontos que não considerava importante, como o lado social e de lazer”. E acrescenta, “consegui enxergar que não podemos nos isolar”.

Como Mirian, Damariz já tem planos para o futuro como aposentada, alguns até já estão saindo do papel, como fazer peças em tricô e crochê. Por meio da internet ela conheceu um grupo de voluntárias que desenvolvem o tricô (crochê) solidário e acabou se integrando ao grupo. Até criou um blog! Com o tempo pretende divulgar seus trabalhos, vendê-los e aceitar encomendas, uma forma de complementar a renda fazendo coisas que lhe dão prazer.
“O mais importante é que estas pessoas não percam sua identidade, mantendo contado com os amigos e não esquecer seu papel perante a sociedade”, declara Maria do Socorro Almeida de Araújo, uma das coordenadoras do PPA e assistente social do DESS.

Para Ana Lúcia Vidili, 54 anos, supervisora há 15 anos no Tribunal de Contas do Município, o curso permitiu que cada participante fizesse uma reflexão sobre o sentido que quer dar a nova etapa de sua vida. Ela já começou esta nova fase, está fazendo um curso de fotografia digital, comprou os equipamentos fotográficos e até já fez algumas fotos de eventos.
“Por ser um momento novo, o profissional precisa enxergar a aposentadoria como uma coisa simples, além de saber da importância de ter novas habilidades e atividades na vida social, buscando novos caminhos com qualidade de vida”, conclui Vânia Maria Castro Vicira, enfermeira do DESS.

Esta é 44ª turma do PPA, que começou em 1997, antes mesmo da orientação do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003), que prevê a realização de programas de preparação para trabalhadores a um ano da aposentadoria, como fórmula de estímulo a novos projetos e esclarecimentos sobre direitos sociais e de cidadania.

O próximo curso deve acontecer no mês de maio e a abertura das inscrições será divulgada no Diário Oficial da Cidade. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail desseduc@prefeitura.sp.gov.br ou pelos telefones 3397.3036 e 3397.3046.

E como diz um trecho da música “Meu Jardim”, de Vander Lee, “Escrevendo minhas cartas, meu começo e meu caminho. Estou podando meu jardim. Estou cuidando bem de mim”. 

Clique aqui para visualizar o álbum de fotos no Facebook