Como lidar com a ansiedade

“Como lidar com a ansiedade e evitar consequências negativas”. O nome da palestra, mesmo sem prometer a “cura” da ansiedade, foi forte chamativo para funcionários municipais. Cerca de 220 servidores participaram do evento, onde puderam exercitar-se em técnicas para relaxamento e melhor respiração, com vistas à prática da meditação.

A palestra, organizada pela Escola do Servidor Público Municipal, ocorreu nesta terça-feira (28/05), e foi proferida pela pedagoga e psicóloga Izilda Andrade Moura Rodrigues, funcionária da Secretaria Municipal da Saúde que se especializou em Terapia Cognitivo-comportamental.

A ênfase dos conceitos e práticas comportamentais exemplificados pela palestrante sempre foi de que não se procura eliminar, ou “curar”, a ansiedade, mas procurar as melhores maneiras de conviver com essa característica que afeta muitas e muitas pessoas.

A professora Izilda apresentou durante a palestra um exercício pelo qual todos os presentes puderam avaliar o seu nível de ansiedade, e o tipo de problema que mais aflige a cada um. Uma servidora revelou a experiência que teve ao viajar de avião, quando a maior parte do tempo enfrentou o medo com as turbulências. Daí surgiu a sua ansiedade, que a faz fugir desse tipo de transporte.

Outro exemplo, bem mais grave, a palestrante expôs sobre o caso de Tiago (nome fictício), um jovem motociclista que, por causa de um acidente, quase teve uma parte da perna amputada, e o drama que ele vem enfrentando no sofrido e demorado tratamento.

Eram exemplos de transtornos de comportamento, dos mais variados tipos e de situações, que atraíram a atenção dos presentes, inclusive de vários funcionários que, em suas unidades de trabalho, pretendem organizar encontros com seus colegas, para a transmissão dos conceitos apresentados.

O grande interesse dos servidores, e rápido preenchimento das vagas na palestra da professora Izilda, fez com que a diretora da Escola, Rosane Segantin Keppke, programasse novas palestras sobre o tema da ansiedade, preferencialmente uma a cada mês.